top of page

TRIPHALA CHURNA E OS BENEFÍCIOS DESSE LENDÁRIO COMPOSTO AYURVÉDICO


Você provavelmente nunca ouviu falar em Triphala Churna, mas esse composto vem sendo utilizado como fórmula de cura pela Ayurveda há mais de mil anos. Sua tradução livre significa Três Frutas em Pó, e atua na manutenção suave do processo natural do organismo, promovendo inúmeros benefícios para a saúde.

O QUE É TRIPHALA?

Triphala é uma mistura de ervas composta por três plantas medicinais nativas da Índia e um marco na medicina ayurvédica tradicional — uma das práticas mais antigas do mundo, que se originou também na Índia há mais de três mil anos.

Ao contrário da medicina ocidental, que trata o problema depois que ele aparece, essa combinação de frutas em pó enfatiza a prevenção de doenças em primeiro lugar.

Atuando em sinergia, essas três ervas resultam em uma incrível eficácia terapêutica muito mais poderosa do que qualquer um de seus componentes utilizados separadamente — o que não quer dizer que essas frutas não possuam propriedades individuais incríveis.

Enquanto o Amalaki (Amla) ajuda na digestão, o Bibhitaki atua sobre a absorção dos alimentos e o fruto Haritaki se encarrega de uma eliminação saudável.

A Triphala Churna pode ser adquirida em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação ayurvédicas ou internet. O produto está disponível em diversos formatos, incluindo cápsulas, pó ou líquido.

A sugestão de consumo é entre as refeições ou logo pela manhã em jejum, para que o estômago tenha máxima absorção. Geralmente as doses recomendadas variam de 500mg a 1g por dia.

A superdosagem da Triphala pode causar efeitos indesejados, como diarreia. Então o mais indicado é começar a tomar o composto aos poucos, e ir aumentando a dose conforme for compreendendo a resposta do seu organismo.

Seu gosto não é dos melhores, então se você tem dificuldade para ingerir bebidas pouco palatáveis, a cápsula pode ser o meio mais indicado. Outras alternativas para quem optar pelo pó é mistura-lo a um pouco de mel ou utilizar manteiga Ghee para preparar seu Triphala.

Aviso! Mesmo que a Triphala seja considerada segura para a maioria das pessoas, consulte sempre um nutricionista ou um Terapeuta Ayurvédico antes de adicionar esse composto à sua rotina.



6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

CONGEE

bottom of page