top of page

Raita de Pepino




















Raita é uma combinação de vegetais e iogurte. É um acompanhamento delicioso e muito popular na cozinha indiana. Esse prato torna a refeição mais palatável e adiciona aspectos saudáveis ao prato principal. Ajuda no processo digestivo e é um prato de baixa caloria ideal. O iogurte aumenta Pitta e ajuda a aumentar o agni (fogo digestivo). Não deve ser consumido a noite e nem após o pôr do sol, pois pode agravar Kapha, e também não deve ser consumido diariamente.

Existem vários tipos de raita que podem ser feitos: com abóbora, com beterraba, com cenoura etc. Porém, hoje vou ensinar como fazer um ideal para o verão, que é o de pepino, pois é bem refrescante e diminui Pitta.

OBS: O ideal é consumir no máximo 4 colheres de sopa desse raita em uma refeição.

Ingredientes - 1 copo de iogurte natural - 1/2 copo de pepino sem casca cortado em pequenos cubos - 1 colher de chá de cominho em pó - 1 pitada de pimenta preta - 1 pitada de páprica picante ou pimenta caiena - 1 colher de sopa de coentro fresco picado (para quem é pitta) - Sal a gosto

Modo de preparo 1. Em um recipiente, misture bem o iogurte, a pimenta preta, o sal e o cominho em pó. 2. Adicione o pepino e misture delicadamente. 3. Coloque no recipiente que você vai servir e coloque por cima a pimenta caiena e o coentro fresco (se for utilizar).

Receita: Laura Pires










23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page