"Todos nós já experimentamos momentos de fraqueza, exaustão, cansaço e fadiga. Seja de uma gripe, de um período intenso de provas, trabalho, viagens, atividades emocionalmente exaustivas ou de doenças. Muitas vezes, quando passamos por estes momentos, tudo que queremos e precisamos é de um alimento nutritivo, capaz de restaurar nosso corpo e gerar aquela memória afetiva da canja que nossas mães e avós faziam para nos curar de uma gripe forte. O Kichari – ou Kichadi ou Kitchari – funciona como essa “canja de galinha”, no sentido de nos ajudar a nutrir e restabelecer nosso corpo." - Ayurveda na Alma
O kitchari é a base da culinária ayurvédica, utilizada para desintoxicação do organismo, uma refeição leve, nutritiva e de fácil digestão. A base contém arroz e feijão mungo, junto com a cúrcuma, que traz os antioxidantes e anti-inflamatórios, além de aumentar Agni e equilibrar os doshas. A partir disso você pode criar sua própria receita com os óleos, temperos e vegetais mais indicados para a sua constituição, por isso as funções do kitchari variam e os sabores também podem ser diferentes.
Se for feito com ghee ou óleo de gergelim, temperos quentes e vegetais como cenoura, batata doce e abóbora, você está nutrindo seu dosha Vata.
Se for feito com óleo de coco, temperos frios e vegetais como couve, aipo e abobrinha, você está desinflamado o dosha Pitta e o equilibrando.
Se for feito com óleo de mostrada, temperos como gengibre, cravo-da-índia, pimenta caiena e vegetais como brócolis, couve-flor e outros rajásicos, irão tirar a estagnação do dosha Kapha.
Esses são alguns exemplos das adaptações do kitchari para os doshas, mas também podem variar bastante. Basta identificar os elementos terra, água, fogo, ar e éter nos alimentos e em você mesmo e saberá quais deverão ser utilizados.
Kitchari é bem fácil e prático de ser feito porque é tudo feito em uma panela só. Primeiramente, os temperos são dourados no óleo que você escolheu, para liberar seus aromas e propriedades. Depois, a cúrcuma é adicionada e então os grãos e as leguminosas escolhidas. Em seguida, colocar a água e ferver, mexendo de vez em quando. Pode ser consumido com saladas, dependendo da constituição da pessoa, e um molho leve de iogurte.
Se o ghee for utilizado, dar prioridade àqueles que têm uma origem orgânica, mais ética, para que as propriedades curativas não sejam anuladas.
Um dos principais ensinamentos da Ayurveda é que um sistema digestivo saudável é o esteio de uma mente e corpo saudável. O Kitchari cura o intestino, elimina as toxinas e o alimenta também. Cura o corpo e a mente.
Receita Kitchari Tradicional
Ingredientes:
1 colher de sopa de ghee
1 xícara de arroz basmati
1 xícara de feijão-mungo
2 cenouras picadas
1 abobrinha picada
½ colher de cúrcuma
1 colher de chá de cominho
½ colher de chá de coentro em pó
½ colher de chá de canela em pó
1 colher de sopa de gengibre fresco
½ colher de chá de cardamomo em pó
1 pitada de pimenta do reino
Modo de preparo:
1. Deixe de molho por 24 horas o feijão mungo, trocando a água pelo menos 4 vezes, até o grão germinar
2. Em uma panela, coloque o Ghee, refogue o arroz e o feijão mungo por 30 segundos, adicione todas as especiarias, adicionando de 6 a 8 copos de água para cozinhar.
3. Após 10 minutos, adicione os legumes e deixe terminar de cozinhar até ficar cremoso.
Se você preferir uma receita adaptada, aqui estão duas diferentes preparadas pela Bela Gil deliciosas!
Comments