top of page

Kitchari - nutre e fortalece

"Todos nós já experimentamos momentos de fraqueza, exaustão, cansaço e fadiga. Seja de uma gripe, de um período intenso de provas, trabalho, viagens, atividades emocionalmente exaustivas ou de doenças. Muitas vezes, quando passamos por estes momentos, tudo que queremos e precisamos é de um alimento nutritivo, capaz de restaurar nosso corpo e gerar aquela memória afetiva da canja que nossas mães e avós faziam para nos curar de uma gripe forte. O Kichari – ou Kichadi ou Kitchari – funciona como essa “canja de galinha”, no sentido de nos ajudar a nutrir e restabelecer nosso corpo." - Ayurveda na Alma


O kitchari é a base da culinária ayurvédica, utilizada para desintoxicação do organismo, uma refeição leve, nutritiva e de fácil digestão. A base contém arroz e feijão mungo, junto com a cúrcuma, que traz os antioxidantes e anti-inflamatórios, além de aumentar Agni e equilibrar os doshas. A partir disso você pode criar sua própria receita com os óleos, temperos e vegetais mais indicados para a sua constituição, por isso as funções do kitchari variam e os sabores também podem ser diferentes.


Se for feito com ghee ou óleo de gergelim, temperos quentes e vegetais como cenoura, batata doce e abóbora, você está nutrindo seu dosha Vata.

Se for feito com óleo de coco, temperos frios e vegetais como couve, aipo e abobrinha, você está desinflamado o dosha Pitta e o equilibrando.

Se for feito com óleo de mostrada, temperos como gengibre, cravo-da-índia, pimenta caiena e vegetais como brócolis, couve-flor e outros rajásicos, irão tirar a estagnação do dosha Kapha.


Esses são alguns exemplos das adaptações do kitchari para os doshas, mas também podem variar bastante. Basta identificar os elementos terra, água, fogo, ar e éter nos alimentos e em você mesmo e saberá quais deverão ser utilizados.

Kitchari é bem fácil e prático de ser feito porque é tudo feito em uma panela só. Primeiramente, os temperos são dourados no óleo que você escolheu, para liberar seus aromas e propriedades. Depois, a cúrcuma é adicionada e então os grãos e as leguminosas escolhidas. Em seguida, colocar a água e ferver, mexendo de vez em quando. Pode ser consumido com saladas, dependendo da constituição da pessoa, e um molho leve de iogurte.


Se o ghee for utilizado, dar prioridade àqueles que têm uma origem orgânica, mais ética, para que as propriedades curativas não sejam anuladas.


Um dos principais ensinamentos da Ayurveda é que um sistema digestivo saudável é o esteio de uma mente e corpo saudável. O Kitchari cura o intestino, elimina as toxinas e o alimenta também. Cura o corpo e a mente.


Receita Kitchari Tradicional


Ingredientes:

1 colher de sopa de ghee

1 xícara de arroz basmati

1 xícara de feijão-mungo

2 cenouras picadas

1 abobrinha picada

½ colher de cúrcuma

1 colher de chá de cominho

½ colher de chá de coentro em pó

½ colher de chá de canela em pó

1 colher de sopa de gengibre fresco

½ colher de chá de cardamomo em pó

1 pitada de pimenta do reino


Modo de preparo:

1. Deixe de molho por 24 horas o feijão mungo, trocando a água pelo menos 4 vezes, até o grão germinar

2. Em uma panela, coloque o Ghee, refogue o arroz e o feijão mungo por 30 segundos, adicione todas as especiarias, adicionando de 6 a 8 copos de água para cozinhar.

3. Após 10 minutos, adicione os legumes e deixe terminar de cozinhar até ficar cremoso.


Se você preferir uma receita adaptada, aqui estão duas diferentes preparadas pela Bela Gil deliciosas!



669 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

CONGEE

bottom of page