top of page

Pimenta do reino,piper nigrum, kali mirch.

Atualizado: 16 de jan. de 2019

Ideal para Kapha.

Sabor : Picante.

Também conhecida como pimenta-preta, a pimenta-do-reino é um dos temperos mais utilizados no Brasil e no mundo. Ela é considerada um nutracêutico, ou seja, um alimento capaz de proporcionar benefícios à saúde, como a prevenção e o tratamento de doenças, contando sempre com comprovação cientifica. De sabor picante, esta especiaria possuir variedades de cores e sabores, adicionando mais sabor aos alimentos.


Função antioxidante: ela é capaz de diminuir a produção de radicais livres, substâncias tóxicas que podem trazer alguns malefícios ao organismo, como facilitar o aparecimento de células cancerígenas.

Ação termogênica: Assim como a maioria das pimentas, este tempero tem um efeito emagrecedor, já que acelera o metabolismo, resultando em um aumento do gasto calórico.

Efeito anti-inflamatório: Existem vários estudos que comprovam esta ação da pimenta-preta, aliviando até sintomas de doenças reumáticas como artrite e artrose.

Melhora o estado de humor: Como esta especiaria ajuda a estimular a produção de serotonina, ela promove uma sensação de felicidade, causando uma melhora do humor.

Melhora a absorção de alguns nutrientes: Ela possui uma ação que aumenta a biodisponibilidade de alguns nutrientes como betacaroteno, selênio e vitaminas do complexo B, os quais são absorvidos com mais eficácia na presença de piperina.

Ajuda para uma melhor digestão: Sua ação no trato gastrointestinal faz com que aumente a produção de ácido clorídrico, que melhora a digestão das proteínas, evitando sintomas de má digestão.

Ativa o sistema circulatório: Seu poder de acelerar o metabolismo ajuda a ativar o sistema circulatório, aliviando dores e prevenindo problemas vasculares.

Estimula a memória e atividades cognitivas: Este efeito se dá pela presença da piperina, substância a qual estimula comunicações nervosas.

Tempero de uso recorrente, adicionar a pimenta pode realçar o sabor dos alimentos, além de garantir todos os benefícios acima mencionados. Basta adicionar pequenas porções nas refeições e comprovar seus efeitos. Ajuda na digestão da gordura e no tratamento da obesidade. Ingerida com mel envelhecido no período da manhã, auxilia na diminuição do excesso de kapha no organismo.


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page