top of page

Hortelã (phudina)

Sabor: picante

Pacifica Pitta e Kapha e, em excesso, aumenta Vata


A hortelã tem ação digestiva, ação tônica sobre o estômago, fígado e vesícula. Estudos realizados no mundo inteiro relatam que os efeitos da hortelã estão intimamente ligados aos seus componentes mentólicos.

Seus principais usos são para gases, dores de estômago, náusea e vômito etc. No sistema respiratório é indicada em casos de febre de pitta e kapha, gripes, dores de ouvido, dores de garganta etc.

É muito útil também para as agitações nervosas de pitta e nas cólicas menstruais.

Contém grandes quantidades do elemento éter, que tem uma ação refrescante, clarificadora e expansiva, logo, por causa da sua natureza etérea e sáttvica, ela ajuda a aliviar tensões e congestões mentais e emocionais.


Usos:

Infusão: de 2 a 3g de folhas secas ou 4 a 5g de folhas frescas para 100ml de água. Tomar 100ml de duas a três vezes ao dia

Suco fresco: em média 5g de folhas frescas para 100ml de água. Tomar 100ml de duas a três vezes ao dia.

Ghee medicado: 50ml uma ou duas vezes ao dia

Leite medicado: de 2 a 3g de folhas secas ou 4 a 5g de folhas frescas em infusão com 200ml de leite fervente. Tomar 100ml de duas a três vezes ao dia.


Uso externo: óleo essencial, mentol (indicados como analgésico e descongestionante nasal, especialmente o óleo essencial de mentol)


*Pessoas com excesso de Vata tomar cuidado, pois podem agravar esse dosha


5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page