top of page

Navatran Pulao (uma receita hindu)

Ideal para Vata e Pitta

Consumir com moderação Kapha

Um torpor de cores, aromas e sabores descreve a gastronomia hindu. Assim como convivem no mesmo território diferentes correntes religiosas -budistas, cristãos, muçulmanos, hindus, judeus e jainistas-, especiarias se misturam na mesa dos indianos. São muito apreciados o açafrão, a cúrcuma, o cardamomo, as malaguetas e a masala, um sofisticado mix de condimentos, ervas e plantas aromáticas que pode incluir até 30 ingredientes. O prato a seguir compõe uma refeição completa, tipicamente vegetariana.

INGREDIENTES

1 colher de chá de ghee

300g de arroz basmati cozido 20g de uvas-passas sem caroços 40g de castanhas-de-caju picadas 50g de ervilhas cozidas (frescas, de preferência) 50g de tomates cortado em cubinhos 50g de cenoura cozida, em cubos

1 canela em pau 1 pitada de cúrcuma

1 colher de chá de cominho

1 cravo da índia

1 cebola picada em cubinhos

1 pitada de pimenta do reino sal a gosto 3 e 1/2 xícaras de água

MODO DE PREPARO

Esquente o ghee em uma panela e coloque o cominho, a canela, o cravo e as sementes de cardomomo. Misture bem e adicione a pimenta do reino e cúrcuma, coloque então a cebola e deixe dourar. Acrescente o tomate e misture bem. Adicione os vegetais e refogue por cerca de 3 minutos. Em outra panela, toste o arroz sem óleo por 2 minutos e em seguida misture-os aos vegetais, castanhas e passas. Coloque 2 xícaras de água quente e deixe cozinhar. Quando a água ferver, adicione o sal. Logo em seguida, abaixe o fogo e deixe cozinhar até a água evaporar. Sirva quente.


6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

CONGEE

Comments


bottom of page