top of page

A Ayurveda e os Snacks (lanchinhos)

Nós nos tornamos mestres em ser multitarefas no mundo moderno. Nessa cultura de quem está constantemente se movendo, criamos um novo padrão alimentar composto de fast food, barrinhas de proteína e shakes que “nos abastecem” no caminho do dia a dia e a todos os momentos. Porém, comer esses lanchinhos continuamente pode se tornar ruim para a nossa saúde, então é importante usar essas pequenas refeições com intenção e consciência.




Como dito na Ayurveda, você é o que você digere. Como assimilamos e eliminamos o alimento que comemos é tão importante quanto a qualidade da comida que selecionamos e preparamos. Além disso, o modo que escolhermos ingerir nossa comida –se estamos comendo estressados ou em paz- afeta muito nossa capacidade de digerir o que comemos e receber os nutrientes.


Quando estamos em um padrão em que criamos o hábito de fazer vários lanches, é normalmente porque não comemos o suficiente nas refeições, pulamos uma, ou estamos comendo por entretenimento e conforto emocional.


Em qualquer uma dessas situações, comer de forma distraída, tanto fisicamente quanto emocionalmente, pode colocar o seu corpo em um estado de estresse e nos deixar com indigestão, inchaço e níveis de energia oscilantes. É claro que há momentos em que podemos estar mais ativos, viajando, ou simplesmente precisando de mais nutrição, e fazer um lanche é justo. Nessas horas, saber quais comidas vão te trazer equilíbrio ao invés de esgotamento pode ser um conhecimento importante.


Para integrar novos hábitos e tornar os seus momentos de alimentação mais saudáveis, você pode:


1. Estabelecer uma rotina com as refeições: planeje e organize o tempo em seu calendário para comer um café da manhã saciante, um lanche completo pela tarde e um jantar mais leve por volta das 18h.

2. Tornar a refeição o evento principal: isso significa deixar o seu telefone em outra sala, desligar a TV ou outras distrações, sentar e apenas aproveitar sua refeição totalmente presente, e se você estiver com outras pessoas, mantenha a conversa light e pacífica.

3. Manter-se hidratado: às vezes a vontade de fazer lanches vem da necessidade de hidratação, tente beber água morna ou na temperatura ambiente e chás de ervas entre refeições para evitar uma fome desnecessária.

4. Observar seus desejos: quando sentir a vontade de fazer um lanchinho, pergunte-se se é fome de verdade ou um desejo por uma distração qualquer, observe se o desejo é ligado a uma emoção ou uma necessidade além da fome física.

5. Comer lanches conscientes: se for fome de verdade, então selecione um snack com as necessidades do seu corpo em mente, considerando seu dosha e o ambiente.


Agora, para finalizar, que tal algumas ideias de lanches personalizados para cada dosha?


SNACKS PARA VATA (evite comidas secas como pipoca, biscoito água e sal, chips, granola, frutas secas e castanhas e também comidas pesadas como pães)

- Copo de suco de laranja

- Banana

- Maçã cozida (pode usar ghee e colocar uva passa)

- Leite de amêndoas

- Tâmara recheada (ghee, tahini etc)

- Fatias de abacate ou guacamole


SNACKS PARA PITTA (escolha opções que são refrescantes, mas também substancialmente nutritivas, nada picante ou muito forte)

- Frutas frescas (maçã, melão, figo, damasco)

- Pepino

- Palitinhos de cenoura

- Amêndoas descascadas e molhadas

- Água de rosas ou água de coco


SNACKS PARA KAPHA (para esse dosha, o melhor seria não fazer lanchinhos, e sim deixar um tempo entre as refeições para melhorar a digestão/evite bebidas frias, comidas congeladas, sorvete, alimentos com muito açúcar, muito azedos ou frutas doces densas como bananas/evite comidas fritas ou oleosas e muito salgadas)

- Chá de gengibre fresco com mel

- Pipoca saborosa temperada com açafrão

- Maçã assada com cravo-da-Índia e canela

- Melancia

- Sementes de girassol sem sal ou sementes de abóbora sem sal

54 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page