Nós nos tornamos mestres em ser multitarefas no mundo moderno. Nessa cultura de quem está constantemente se movendo, criamos um novo padrão alimentar composto de fast food, barrinhas de proteína e shakes que “nos abastecem” no caminho do dia a dia e a todos os momentos. Porém, comer esses lanchinhos continuamente pode se tornar ruim para a nossa saúde, então é importante usar essas pequenas refeições com intenção e consciência.
Como dito na Ayurveda, você é o que você digere. Como assimilamos e eliminamos o alimento que comemos é tão importante quanto a qualidade da comida que selecionamos e preparamos. Além disso, o modo que escolhermos ingerir nossa comida –se estamos comendo estressados ou em paz- afeta muito nossa capacidade de digerir o que comemos e receber os nutrientes.
Quando estamos em um padrão em que criamos o hábito de fazer vários lanches, é normalmente porque não comemos o suficiente nas refeições, pulamos uma, ou estamos comendo por entretenimento e conforto emocional.
Em qualquer uma dessas situações, comer de forma distraída, tanto fisicamente quanto emocionalmente, pode colocar o seu corpo em um estado de estresse e nos deixar com indigestão, inchaço e níveis de energia oscilantes. É claro que há momentos em que podemos estar mais ativos, viajando, ou simplesmente precisando de mais nutrição, e fazer um lanche é justo. Nessas horas, saber quais comidas vão te trazer equilíbrio ao invés de esgotamento pode ser um conhecimento importante.
Para integrar novos hábitos e tornar os seus momentos de alimentação mais saudáveis, você pode:
1. Estabelecer uma rotina com as refeições: planeje e organize o tempo em seu calendário para comer um café da manhã saciante, um lanche completo pela tarde e um jantar mais leve por volta das 18h.
2. Tornar a refeição o evento principal: isso significa deixar o seu telefone em outra sala, desligar a TV ou outras distrações, sentar e apenas aproveitar sua refeição totalmente presente, e se você estiver com outras pessoas, mantenha a conversa light e pacífica.
3. Manter-se hidratado: às vezes a vontade de fazer lanches vem da necessidade de hidratação, tente beber água morna ou na temperatura ambiente e chás de ervas entre refeições para evitar uma fome desnecessária.
4. Observar seus desejos: quando sentir a vontade de fazer um lanchinho, pergunte-se se é fome de verdade ou um desejo por uma distração qualquer, observe se o desejo é ligado a uma emoção ou uma necessidade além da fome física.
5. Comer lanches conscientes: se for fome de verdade, então selecione um snack com as necessidades do seu corpo em mente, considerando seu dosha e o ambiente.
Agora, para finalizar, que tal algumas ideias de lanches personalizados para cada dosha?
SNACKS PARA VATA (evite comidas secas como pipoca, biscoito água e sal, chips, granola, frutas secas e castanhas e também comidas pesadas como pães)
- Copo de suco de laranja
- Banana
- Maçã cozida (pode usar ghee e colocar uva passa)
- Leite de amêndoas
- Tâmara recheada (ghee, tahini etc)
- Fatias de abacate ou guacamole
SNACKS PARA PITTA (escolha opções que são refrescantes, mas também substancialmente nutritivas, nada picante ou muito forte)
- Frutas frescas (maçã, melão, figo, damasco)
- Pepino
- Palitinhos de cenoura
- Amêndoas descascadas e molhadas
- Água de rosas ou água de coco
SNACKS PARA KAPHA (para esse dosha, o melhor seria não fazer lanchinhos, e sim deixar um tempo entre as refeições para melhorar a digestão/evite bebidas frias, comidas congeladas, sorvete, alimentos com muito açúcar, muito azedos ou frutas doces densas como bananas/evite comidas fritas ou oleosas e muito salgadas)
- Chá de gengibre fresco com mel
- Pipoca saborosa temperada com açafrão
- Maçã assada com cravo-da-Índia e canela
- Melancia
- Sementes de girassol sem sal ou sementes de abóbora sem sal
Comments