top of page

Buttermilk/Takra

Melhor do que o iogurte ou o lassi para deixar as emoções mais leves, já que, sendo uma bebida leve, não aumenta Kapha.


Buttermilk ou Takra (em sânscrito) é o soro do leite, obtido através da preparação de manteiga, iogurte e queijos que passaram pelo processo de fermentação (adição de microrganismos que produzem o iogurte ou coalhada). É uma bebida terapêutica de característica “laghu” (leve). Possui os sabores doce, ácido e levemente adstringente, e não causa aumento de peso pois é de fácil digestão.


A forma mais fácil de fazer o buttermilk é colocando algumas colheres de iogurte para cada litro de leite integral morno. Deixe a mistura descansar no escuro em temperatura ambiente por 8 a 12 horas, e o resultado será o iogurte, depois é só filtrar com um coador de pano de malha bem fina e aquilo que escorre do iogurte é o soro de leite (buttermilk).


É indicado principalmente para a regulação da flora bacteriana intestinal e da capacidade de absorção do organismo, além de auxiliar no tratamento de anemias. O consumo contínuo dessa bebida limpa e desintoxica os intestinos. O buttermilk é rico em vitaminas do complexo B, cálcio, potássio e elementos probióticos. Para Pitta é excelente fresco, pois é refrescante. Para o dosha Vata acalma e estabiliza. Para Kapha, pode ser ingerido ocasionalmente, mais diluído em água.


Para fazer um buttermilk mais leve, com pouquíssima gordura, adicione 1 colher de suco de limão para cada xícara de leite integral e deixe a mistura descansar por algumas horas, coando então e separando o leite talhado do buttermilk. Pode ser guardado por até 3 semanas na geladeira para consumo, mas quanto mais tempo se passa mais ácido fica.


DICA: o leite talhado que restar pode ser utilizado para fazer uma ricota caseira!


Segue as receitas de buttermilk adaptados para os doshas



Buttermilk para vata: ▫️100ml de buttermilk ▫️1 colher de chá de cardamomo em pó ▫️½ colher de chá de erva-doce em pó ▫️½ colher de sopa água de rosas.


Buttermilk para Pitta: ▫️100ml de buttermilk ▫️1/3 de colher de chá de coentro em pó ▫️2 colheres de sopa de água de rosas ▫️4 folhas de hortelã fresco.


Buttermilk para kapha: ▫️100ml de buttermilk ▫️½ colher de chá de canela ▫️1 pitada de cardamomo ▫️1 pitada de pimenta do reino

47 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page