top of page

Gergelim, Til.

Gergelim quando frito em seu próprio óleo devolve o brilho a quem perdeu o interesse na vida.

Brahama quando fez Til ,Tilottama para ser a dançarina principal da corte de Indra, ele lhe disse para nunca dar seu amor a um homem - só a dança.


As sementes de gergelim vem sendo cultivadas intencionalmente a mais de 3500 anos e utilizadas para remédio e alimento por várias civilizações. Elas podem ser consumidas cruas, como óleo ou manteiga. A manteiga de gergelim é conhecida como Tahine, muito popular na culinária árabe.

O gergelim tem propriedades tão benéficas porque está cheio de nutrientes como cálcio, ferro, magnésio, fósforo, manganês, cobre, zinco, fibra, tiamina, vitamina B6, folato, proteína, e triptofano – muitos nutrientes para uma semente tão pequena.


O gergelim não altera o sabor dos alimentos, por isso pode ser utilizado em diversas preparações ou até mesmo acrescentado no iogurte, diminuindo a absorção de carboidratos e aumentando a saciedade.


 

Devido à sua ação adstringente, analgésica, antidiarreica, relaxante, diurética, anti-inflamatória e antimicrobiana, o gergelim pode ser utilizado com diversos objetivos e possui vários benefícios, como:

Diminuir o apetite e ajudar a emagrecer;

Reduzir o risco de desenvolver doenças cardíacas;

Ajudar a controlar a pressão arterial;

Melhorar a saúde da pele, facilitando a cicatrização e evitando manchas da idade;

Aumentar as defesas do organismo;

Manter os ossos e dentes fortes;

Evitar lesões no fígado, eliminando produtos tóxicos do órgão;

Melhorar o humor;

Regular a produção de hormônios.

Além disso, o gergelim também é rico em folato e, por isso, pode ser utilizado na alimentação de mulheres grávidas para diminuir o risco de malformações no bebê, como espinha bífida ou doenças cardíacas. Além disso, também previne casos de anemia na gestante e de pré-eclâmpsia.



Tahini é uma manteiga de semente feita a partir de sementes de gergelim que são descascadas, tostadas e trituradas até se tornarem pastosas, quase líquidas.

30 ml de sementes de gergelim sob a forma de Tahini contém três vezes mais ferro do que a mesma quantidade de fígado bovino, que é comumente conhecido como um alimento rico em ferro.

O Tahine pode ser utilizado para preparar receitas doces e salgadas, assim como patês, molhos e sobremesas. Basta temperá-lo ou misturá-lo a outros ingredientes. Além disso, também é considerado um ótimo substituto para a manteiga e a margarina no preparo de bolos e tortas e no uso culinário em geral.

1. TAHINI

Para fazer o Tahine basta dourar 1 xícara de semente de gergelim em uma frigideira, tomando cuidado para não queimar as sementes. Em seguida, deixar esfriar um pouco e colocar no processador as sementes e 3 colheres de sopa de azeite de oliva, deixando o equipamento ligado até que se forme a pasta.

Durante o processo, é possível ainda acrescentar mais azeite para que seja alcançada a textura desejada. Além disso, pode-se temperar com sal e pimenta à gosto.


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page