top of page

Funcho(foeniculum vulgare miller, shatapushpa)

Sabor: levemente picante e doce

Ideal para Vata, Pitta e Kapha


O funcho é oferecido normalmente aos clientes em restaurantes indianos, após a refeição, pois sua ingestão facilita a digestão, alivia a flatulência e as cólicas intestinais, além de acalmar a excitação nervosa e a insônia.

É muito utilizado na culinária indiana para preparar o lassi, uma bebida digestiva e refrescante.


Essa especiaria forma, juntamente com o cominho e o coentro, um trio de temperos refrescantes. Associado com outros remédios laxativos leves promove uma limpeza intestinal suave, sem cólicas.

Sua ação no sistema nervoso produz um efeito levemente calmante, e seu aroma agradável promove um estado de alerta mental.

O funcho pode ser uma boa opção para facilitar o fluxo menstrual e o aumento do leite materno antes da amamentação ou durante o período de lactação.


Usos:

Infusão: de 3g a 5g para 100ml de água. Tomar 100ml de 2 a 3 vezes ao dia

Leite medicado: 3g em infusão com 200ml de leite fervente. Tomar de 2 a 3 vezes ao dia

Ghee medicado: 50ml uma ou duas vezes ao dia



O funcho pode ser usado com gengibre e canela para melhorar o fogo digestivo (agni) em problemas relacionados a má digestão, 30 minutos antes das refeições. Com o objetivo de melhorar o sono, pode-se associar a erva ao capim limão e hortelã na forma de infusão (jogar 200 ml de água quente e abafar por 10 minutos) ao deitar. Porém, nos casos de estresse e ansiedade faz-se uma infusão de camomila, funcho e melissa, utiliza-se 2 a 3 vezes ao dia nas principais refeições.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page