top of page

Leite Medicado para cada Dosha.

O leite é uma excelente fonte de proteínas, aminoácidos e minerais. O ayurveda recomenda seu uso em um dieta regular se for o leite de vaca feliz. Os kaphas somente, devem evitar o consumo ou utilizar substâncias picantes no preparo. O leite medicado é uma excelente forma de ajudar a absorção dos nutrientes, facilitar sua digestão e potencializar a nutrição com outros ingredientes apropriados para todos os tipos.

Leite medicado para vata:

Receita: 1 copo de leite e 1/2 de água 1 colher de chá de nozes (amêndoas ou castanhas) em pó 2 tâmaras picadas 1/2 colher de café de gengibre ralado

Preparo: misture todos os ingredientes na panela e deixe ferver em fogo médio até toda água evaporar e ficar somente a porção de leite. Use uma colher de madeira para medir! Adoce com açúcar mascavo ou rapadura e beba morno.

Benefícios: Muito nutritivo e afrodisíaco! Traz força, vigor e tranquilidade aos vatas.


Leite medicado para pita

Receita: 1 copo de leite 1/2 de água 1 colher de café de cúrcuma (açafrão da terra) em pó ou ralado. Adoce com açúcar mascavo ou rapadura e beba morno.

Preparo: Igual ao 1º.

Benefícios: A cúrcuma é muito boa como tônico hepático e purifica o sangue. Também existem muitos estudos comprovando efeitos anticancerígenos da cúrcuma. Quando usado nessa medida (1gr) previne o câncer e fortalece o sistema imunológico.

Leite medicado para kapha

Receita: 1 copo de leite 1/2 de água 1 colher de chá de gengibre ralado 1/2 colher de café de canela 1/2 colher de café de cravo

Preparo: Como os 2 acima.

Benefícios: Todos os 3 temperos são picantes e quentes, estimulam a circulação e o metabolismo do kapha que é lento e frio, facilitando a digestão do leite. Adoce com mel envelhecido(6 meses) depois que o leite estiver morno!

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page