top of page

Feno grego (trigonella foenum-graecum)

Sabores: amargo, picante e doce

Ideal para vata e Kapha

O feno grego, também conhecido como fenacho ou alforvas, é uma planta medicinal cujas sementes possuem propriedades digestivas e anti-inflamatórias, podendo, assim, ser útil no tratamento da gastrite e para o controle dos níveis de colesterol.

Modo de uso do Feno-Grego

As partes utilizadas do feno-grego são as sementes, onde normalmente se encontram as propriedades medicinais dessa planta. As sementes podem ser usadas moídas e diluídas no leite, em Infusão ou cozidas para fazer chá, em cápsulas, encontradas em lojas de produtos naturais, e em aplicações de compressas com a semente de feno-grego triturada e aquecida.


Chá de feno-grego para compressas, gargarejos e lavagens vaginais: Usar 2 colheres (de chá) de sementes de feno-grego e 1 xícara de água. Ferver as sementes na água durante 10 minutos. Em seguida coar e usar o chá em compressas no couro cabeludo para tratamento de caspa e calvície, gargarejos para tratamento de rouquidão ou lavagens vaginais. 

Chá de feno-grego: Usar 1 xícara de água fria sobre duas colheres (de chá), deixar em repouso por 3 horas, em seguida ferver os ingredientes, coar e beber enquanto estiver morno, 3 vezes ao dia para tratamento da prisão de ventre e alívio dos sintomas da menopausa.

Compressa com as sementes de feno-grego para furúnculo: Usar 110 g de sementes de feno-grego com água ou vinagre. Bater no liquidificador até obter uma pasta e levar ao fogo até levantar fervura. Em seguida espalhar a polpa ainda quente sobre um pano e aplicar sobre o local da inflamação até esfriar repetindo o procedimento de 3 a 4 vezes por dia.

\excelente tônico reconstituinte do sistema nervoso, renovador do sangue e do sistema imunológico, é ainda regulador hormonal, ajudando a forma o leite materno manter a firmeza dos ossos.


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page