top of page

Coentro (Coriandrum sativum, dhania)

Sabores: Picante e amargo- sementes

Ideal para pitta e Kapha

pode agravar Vata em excesso


O coentro é uma planta com múltiplas propriedades para a saúde, desde combater a anemia, passando por diminuir as cólicas menstruais, até desintoxicar o sangue e curar feridas na boca.

Elas tem uma cor castanho claro, são pequenas e arredondadas. Elas tem sabor muito suave e característico.

São bem menos amargas que as folhas, e seu sabor  também é  bem diferente.

Sua leve amargura alivia Pitta, e seu toque picante ajuda a melhorar a digestão.

Além disso,  as sementes,assim como as folhas, são diuréticas, ajudam a aliviar azia, indigestão, gases, cólicas e diarreia.

Infusões frias com semente de coentro e outras ervas, como cominho ou erva-doce, são também muito eficazes para problemas urinários.

A maioria das masalas são feitas com sementes de coentro moídas, e muitos remédios ayurvédicos possuem ele em sua formula como o Hinguvadigulika, DhanyaShunti , entre outros.


Dhanyaka Hima é um bebida que esta nos textos clássicos de Ayurveda, e é feita com sementes de coentro, sendo umas das melhores preparações para aliviar Pitta.  A Ayurveda determina que esta bebida ajuda também a limpar os canais do corpo, ajuda a aliviar sensação de excessivo calor corporal e da sede excessiva.

Ingredientes:

Semente de coentro  – 1 colher de sobremesa

água – 100ml

Deixar as sementes de molho na água durante a noite toda, e de manhã, coar esta infusão fria. Adicionar uma 1 colher de chá de açúcar (mascavo ou demerara) e beber em jejum.

É uma bebida especialmente boa para distúrbios de Pitta, ou durante o verão onde este dosha tem tendência a aumentar.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page