top of page

Assa-fétida (Ferula assafoetida,hing)

Sabores: amargo e picante

Ideal para Vata e Kapha

Se você já teve a oportunidade de fazer uma refeição em um restaurante indiano ou com inspiração em culinária indiana, provavelmente já provou o sabor dessa peculiar especiaria: a Assa-fétida.

A assa-fétida é uma resina muito comum no oriente médio, possui um cheiro marcante, é muito utilizada na medicina ayurvédica (também na chinesa e até homeopática), com muitas propriedades terapêuticas.

A planta é da família das Apiaceae, também conhecida como férula, funcho-gigante  ou esterco-do-diabo.

É comercializada em pó e basta uma pequena quantidade no preparo de comidas.


A resina assa-fétida é difícil de utilizar e passa por um processo tradicional de trituração rudimentar com pedras e martelo.

Atualmente, a forma mais comumente comercializada é de forma composta: um pó fino contendo 30% de resina assa-fétida, juntamente com farinha de arroz e goma arábica. Desta forma, inclusive, o cheiro característico dela, é bem mais suave, até mesmo agradável, lembrando muito um tempero baseado em cebola e alho.

Uma curiosidade, é que na Índia, é usado especialmente pela casta mercante dos hindus e por adeptos do jainismo, que, justamente, não comem cebola ou alho. É usado na maioria dos pratos vegetarianos e principalmente em lentilhas, tanto para adicionar sabor e aroma, como para reduzir a flatulência (característico da digestão de leguminosas).


Possui um poderoso agente digestivo, limpa a flora intestinal, destruindo até mesmo vermes.

A especiaria oriental é eficaz no tratamento de: gases, gastrite, dispepsia, síndrome do cólon irritável, tosse forte, catarro, vermes, cólicas intestinais, convulsões, hipertensão, bronquite crônica, asma.

Costuma-se usar 1/2 colher de café.

É muito importante usá-la durante o refogado (com manteiga ghee ou outra gordura saudável de sua preferência), pois é no aquecimento do pó na gordura que soltam-se as propriedades da especiaria.

A assa-fétida confere um sabor muito especial a diversos preparos: leguminosas (feijões, lentilhas, grão de bico, ervilhas etc), verduras, arroz, risotos, molhos…todos ganham um toque especial com essa especiaria.


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page