top of page

Aromaterapia - a essência da cura

"As plantas aromáticas formam um extenso universo: são mais de 30 mil. Dessas, o ser humano conhece 300 - nada mais do que um centésimo."


A aromaterapia é o conjunto de formas terapêuticas que se vale dos princípios ativos dos óleos essenciais para prevenir males físicos, emocionais e mentais e para auxiliar nos processos de cura. Os óleos essenciais são extratos concentrados de plantas aromáticas, e seu efeito terapêutico se deve a suas estruturas moleculares bastante complexas que apresentam em média 300 elementos químicos em constante interação. Esses óleos agem no corpo humano de várias formas:


- Sobre a pele: protegem, desintoxicam e regeneram

- Pelas vias respiratórias: agem como expectorantes, descongestionantes e desinfetantes

- Pelo olfato: penetram sem barreiras em nosso sistema nervoso central


Além disso, dentre os diversos poderes do aroma, segundo a Ayurveda, a inalação de aromas benéficos e agradáveis ao olfato propicia a desintoxicação do organismo.


DICA: Kapha é o dosha do olfato, portanto, é mais sensível e deve investir na aromaterapia como importante ferramenta para buscar seu equilíbrio.


Para aumentar sua eficácia, a Ayurveda recomenda aplicar os óleos essenciais em lugares especiais, como no terceiro olho, no topo da cabeça, nas têmporas, na base do nariz, atrás das orelhas, no pescoço – jamais nas mucosas. Também é recomendado aplicar uma gota no dorso das mãos ou no pulso e cheirar de vez em quando.

Os óleos essenciais aumentam a produção de ojas – a seiva da vida. Isso equilibra os doshas e promove uma natureza sátvica, ou seja, equilibrada pela união perfeita entre movimento e inércia.

Ao mesmo tempo, não exagere no uso dos aromas, pois pode causar desequilíbrio.


- Óleos como o de gergelim e rícino são ótimos para o VATA

- Óleo de coco é indicado para o PITTA

- Poucos óleos são recomendados para o KAPHA, sendo um deles o óleo de mostarda


Agora alguns dos aromas que são mais benéficos a cada dosha e as receitas para combater os males que mais os afligem.


Normalmente, os aromas são usados em aromatizadores elétricos ou a vela, diluídos em água. Vaporizadores também funcionam. Para as receitas aqui, o preparo é sempre o mesmo: aplicar o óleo essencial em um difusor e ficar exposto ao cheiro por pelo menos 20 minutos.


VATA: se dá bem com aromas que misturem calor, doçura e acidez, como laranja, canela, manjericão, cravo, cardamomo e baunilha. Esse dosha se desequilibra com aromas leves e fortes.


Para combater ansiedade, 7 gotas de lavanda + 3 gotas de laranja-doce. Para insônia, 10 gostas de lavanda.


PITTA: se dá bem com a mistura de aromas doces e refrescantes como sândalo, menta, hortelã, lavanda, jasmim. Esse dosha se desequilibra com aromas picantes.


Para diminuir a raiva, 6 gotas de lavanda + 2 gotas de ylang-ylang + 2 gotas de grapefruit. Para estresse, 8 gotas de lavanda + 2 gotas de alecrim.


KAPHA: se dá bem com a mistura de aromas quentes com um toque acentuado de ervas e especiarias, como almíscar, eucalipto, cânfora, cravo, mirra. Esse dosha se desequilibra com aromas doces e refrescantes.


Para ajudar na cura de depressão, 8 gotas de grapefruit + 2 gotas de alecrim. Para letargia, 8 gotas de eucalipto + 2 gotas de alecrim.






Fontes: Ayurveda Cultura de Bem-Viver

Ayurveda Saúde e Longevidade na Tradição milenar da Índia

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

CONGEE

bottom of page