top of page

Alecrim (rosamarinus Officinalis)

Alecrim, alecrim dourado que nasceu no campo

sem ser semeado!

Em varias culturas ancestrais o Alecrim é venerado e relacionado ao amor, a fidelidade, a alegria, a felicidade e ao cuidado.

Ideal para reduzir excessos vata e kapha

ultraja pitta se usado em excesso


O Alecrim tem sabor amargo e picante,  virya amornante, vipak picante e atua no Rasa (plasma), Rakta(sangue) e Majja Dhatus (tecido nervoso).  Tem ações Ama pachana, Dipana, Raktadhara e  Medhya , ou seja , ajuda a digerir ama (toxinas), incrementa o Agni (nosso fogo digestivo), melhora a circulação e ainda atua como tônico cerebral, o que contribuiu para a concentração, foco e memória.  Alem disso é um excelente Rasayana, um poderoso rejuvenescedor.


Dentre suas principais propriedades podemos destacar sua atuação sobre o sistema nervoso, com tônico e estimulante, agindo contra o estresse, depressão, fadiga, melancolia, e estimulando a memória.

Também é eficaz sobre o sistema respiratório, combatendo infecções, bronquites, asma, tosse, resfriados, gripes, pois é um tônico para os pulmões e melhora a respiração. 

O alecrim age sobre as funções hepáticas, estimulando, tonificando e descongestionando o fígado, a vesícula biliar e o pâncreas. Atua sobre dores musculares e articulares, reumatismos, queda de cabelo e acne. É um tônico cardíaco e ativa a circulação sanguínea, sendo útil no combate a pressão baixa.

É um óleo indispensável para problemas emocionais: sofrimento, raiva, medo, ciúme, culpa, apatia, timidez, retraímento. Traz até seu amor de volta em 3 dias rsrsrrs!



6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page