top of page

Você coloca seus grãos de molho?

Praticamente todo mundo já sabe que grãos integrais são mais saudáveis para nosso organismo, mas você sabia que se eles forem preparados de forma "errada", até o consumo deles pode ter efeitos colaterais ruins?



Boa parte dos grãos tem na sua parte externa um ácido chamado de fitato, que dificulta o processo digestivo e normalmente se conecta em nosso trato intestinal a algumas proteínas e minerais, impedindo sua absorção correta pelo organismo. Por esse motivo uma dieta rica em grãos integrais não fermentados pode levar a deficiências de minerais e até perdas ósseas.


Quando deixamos esses grãos de molho, enzimas e outras substâncias neles conseguem neutralizar esses fitatos, fazendo com que suas vitaminas, proteínas e minerais possam ser absorvidos tranquilamente.


Além disso, deixar os grãos de molho facilita a digestão, pois ajuda a quebrar em parte outras proteínas de difícil digestão, como o glúten.


QUAIS GRÃOS DEIXAR DE MOLHO?


- Grãos com glúten: trigo, cevada, centeio, aveia

- Quinoa

- Leguminosas: feijão, grão de bico, lentilha

- Nozes, castanhas, amêndoas


COMO DEIXAR DE MOLHO?


Coloque os grãos de molho em água filtrada com algumas gotas de limão ou vinagre, por pelo menos 8 horas.

Use sempre 2 medidas de água para cada medida de grão.

Pra ficar mais fácil, você pode colocar os grãos na água antes de dormir e trocar a água pela manhã, caso vá deixar de molho por um tempo maior.


Torne essa prática um hábito e você nunca mais vai conseguir fazer feijão e grão de bico sem deixar de molho antes!



74 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page