top of page

O poder dos mantras

Os mantras são percepções que surgiram durante o estado de meditação dos grandes mestres sábios do hinduísmo. São sons que trazem à tona as revelações dos sábios e indicam o caminho para autoconsciência e conhecimento.


A palavra ‘mantra’ tem origem no sânscrito e significa “instrumento da mente” ou “linguagem divina”. São compostos por vibrações sonoras capazes de fazer o ser humano encontrar o mais profundo relaxamento através da vibração dos mantras. Na Ayurveda, eles são considerados preciosidades que alertam a mente para que encontre o subconsciente e trabalhe o nível de consciência.

Os mantras são como pérolas das profundezas, heranças que recebemos dos antigos sábios para que nos servissem de ponte para a liberação. Quando você se entrega para a experiência do mantra, entra em um estado que está além do tempo psicológico, um lugar além da mente.


Com o constante fluxo de pensamentos e atividades realizadas por um indivíduo, são comuns diagnósticos de altos níveis de estresse e dores de cabeça, o que mostra o distanciamento do seu Prakriti (sua natureza única). Os mantras interagem com a vibração dos elementos que compõem cada dosha, contribuindo para o equilíbrio. Determinados sons da natureza, como o canto dos pássaros, do mar, o crepitar do fogo ou de chuva, conectam-se com os 5 elementos –éter, ar, fogo, água e terra- e proporcionam um verdadeiro estado de paz.


Todo som é uma forma de energia constituída de certos comprimentos de onda. Os sons repetidos e as vibrações de onda produzidas pelos mantras criam uma resposta psicológica profunda, fazendo com que a mente libere a tensão e o estresse para se concentrar no momento presente. É nesse processo que é possível a união com todos os benefícios de se conectar com você mesmo. Sem as barreiras da mente e livre de agitação, as interações se tornam muito melhores.


Com todo esse conhecimento, já é hora de você começar a recitar alguns mantras por si próprio e usufruir de tudo o que eles têm a lhe oferecer. Se entregue e confie nessa experiência, tenha consciência do poder do verbo!


Aqui vão alguns mantras, seus significados e o link do youtube para cada um, assim você pode ouvi-los do celular ou computador e incorporar pelo menos um ao seu dia a dia, se preferir ouvir do que recitar.


Ganesh Maha

“Om gam ganapataye namaha

Om gam ganapataye namaha”


Esse mantra é de Ganesh, conhecido como mestre do intelecto, um mantra poderoso e de efeitos imediatos. Pode ser utilizado em situações de risco iminente como ambiente de conflitos, brigas, falta de segurança. Também traz inspiração para alcançar seus objetivos, especialmente a busca por empreendimentos. É ligado à prosperidade.


Om Tare Tuttare Ture Soha


“Om Tare Tuttare Ture Soha

Om Tare Tuttare Ture Soha”


Esse mantra é outro muito poderoso. Ele evoca a energia da criação e traz à vida de quem o entoa a mesma força que a Mãe Terra. O mantra ressoa a energia que é utilizada para que todas as sementes prosperem. Um momento de concentração com esse mantra ajuda na prosperidade e multiplicação das energias positivas na vida.


Gate Gate Paragate Parasamgate Boddhi Svaha


“Gate Gate Paragate Parasamgate Boddhi Svaha

Gate Gate Paragate Parasamgate Boddhi Svaha”


Esse é um dos mantras para a busca da iluminação. Ele nos ajuda a alcançar esse estado de elevação, que deve passar por diversos obstáculos até conseguirmos chegar aos nossos objetivos. Por mais que muitas vezes pareça quase impossível conquistar a Iluminação Espiritual, o mantra irá nos acudir a realizar cada objetivo de uma vez, assim seguiremos a nossa trilha até os objetivos mais altos.


Hare Krishna


“Hare Krishna, Hare Krishna

Krishna Krishna, Hare Hare

Hare Rama, Hare Rama

Rama Rama, Hare Hare”


O mantra Hare Krishna entoado tem o poder de auxiliar na respiração e circulação sanguínea. Ele também nos ajuda na busca pelo conhecimento próprio e a desenvolver as nossas grandes virtudes, como a paz e a compaixão.


Caso você queira outros mantras com algum significado específico que você está em maior necessidade, basta procurar na internet, por exemplo "mantra para amor", "mantra para equilíbrio"!


24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page