Segundo o antigo texto ayurvédico Charaka Samhita, uma vida sexual saudável é um dos três pilares do bem-estar. O ramo Vajikarana ou Vrishya chikitsa da Ayurveda trata especificamente da sexualidade, lidando com o uso de afrodisíacos e estratégias para aumentar a libido e a potência.
Libido é o nome que se dá ao desejo sexual, que faz parte do instinto do ser humano, mas que pode ser influenciado por questões físicas ou emocionais, e, por isso, pode estar aumentado ou diminuído em algumas pessoas, em determinadas fases da vida.
Os hormônios que controlam a libido são a testosterona nos homens e o estrogênio nas mulheres, e por isso em determinados períodos do mês é normal que a mulher tenha maior ou menor interesse sexual. Normalmente as mulheres tem a libido mais aumentada durante o seu período fértil e menor libido durante a menopausa, por exemplo.
Vários fatores podem ocasionar a falta de libido, como estresse, ansiedade, problemas no relacionamento e uso de medicamentos, sendo importante identificar a causa para que possam ser tomadas atitudes que tenham como objetivo aumentar a sua libido. Digo também o libido da vida, de viver, de acordar e sentir o sol batendo no rosto, respirar um vento fresquinho, sorrir sem motivos específico, agradecer por mais um dia de vida...
O termo "baixa libido" ou "frigidez" nas mulheres é geralmente usado para descrever uma falta de vontade e resposta sexual a longo prazo. Tanto fatores psicológicos quanto físicos podem contribuir para o desenvolvimento de uma baixa libido nas mulheres. Além das condições médicas (diabetes, pressão alta, câncer, problemas neurológicos, doença arterial coronariana, etc.), alguns medicamentos como quimioterápicos, medicamentos para pressão arterial e antidepressivos também têm influência. A perda do desejo sexual nas mulheres também pode ser causada por mudanças hormonais devidas à gravidez, amamentação, menopausa, estresse, abuso sexual passado, imagem corporal negativa, baixa auto-estima, consumo de drogas e álcool e fadiga. Fatores causais podem incluir:
A ansiedade é a principal causa de desligamento quando se trata de desempenho sexual
Os conflitos dentro das relações são outra causa importante. Quando um casal discute e um parceiro não gosta do outro, isto pode levar a problemas na cama
Se alguém está cansado ou preocupado com outras coisas na vida, isto pode afetar a libido
Alguns dos problemas de saúde como esclerose múltipla, vaginite, cistite e condição diabética
Dor durante a atividade sexual ou o ato sexual e pouco prazer da atividade
Sentimento de culpa e vergonha durante o sexo, história de abuso sexual
Sinais e sintomas de baixa libido nas mulheres:
O desejo sexual pode variar e flutuar por todos os tipos de razões
Uma séria falta de interesse sexual em fazer amor e a incapacidade de desfrutar das atividades sexuais do parceiro
Tratamento da baixa libido nas mulheres no estado de frigidez, o Sukra Dhatu da mulher é geralmente afetado. Devido à causa da doença, entretanto, outros dhatus(tecidos) também podem ser afetados. O domínio do dosha também pode variar de acordo com a etiologia.
Segundo o Charaka Samhita, estes tratamentos naturais podem ajudar a tratar várias disfunções sexuais comuns e outras dicas minhas:
· Gokshura ou Gokhru (Tribulus Terrestris)
· Ashwagandha (Withania Somnifera)
· Shatavari (Asparagus Racemosus)
· Chá de feno grego
· Óleo essencial de ylang ylang
· Rotinas diárias do Ayurveda
· Tomar sol todos os dias
· Dormir bem
· Uvas passas, tâmara, figo, romã, gengibre, canela, ghee, Artemísia
Como funciona a conduta Ayurvédica:
Investigar a causa da frigidez é o primeiro passo. Uma vez que a causa real tenha sido determinada, o tratamento é projetado de acordo. Dependendo da causa, a prevalência do dosha variará. Após a saúde ter sido alcançada através do equilíbrio doshas e dhatus através do tratamento, a saúde mental será assegurada através de aconselhamento, educação sexual e mudanças no estilo de vida. os métodos de tratamento e a escolha das formulações variam:
Uso interno ou externo de ghee ou óleos
Irrigação Medicinal (Virechana)
Chuveiro vaginal
Chás, ervas
Estes tratamentos são muito úteis para desequilíbrios hormonais, vaginite, cistite, relações sexuais dolorosas, etc.
Oque fazer e não fazer:
Deve-se evitar fumar e beber álcool, chá, café e alimentos embalados ou processados
O desejo sexual das mulheres pode ser realçado pelo uso de frutas frescas, sucos de frutas frescas, amêndoas, passas de uva, figos e ameixas
Uma boa alimentação nutritiva e equilibrada ajuda a reduzir a frigidez
A ingestão diária de leite morno na hora de dormir é boa
O exercício é o melhor remédio caseiro para a frigidez
Evite usar farinha branca e arroz polido (branco); use farinha integral e arroz integral em seu lugar
Aumentar o uso de especiarias como funcho e gengibre, pois são conhecidas por estimular o desejo sexual nas mulheres
A massagem corporal com óleo de gergelim ajuda a reanimar a força muscular e estimular os nervos
Enfim, reconecte-se com seu feminino, com o ser mulher, se perceber, se acolha!
Namastê!
Comments