top of page

Kavala Gandusha (Oil Pulling) - bochecho com óleo

Uma importante terapia da Ayurveda que visa a remoção das toxinas da mucosa bucal e do organismo todo.


Kavala Gandusha é utilizada na medicina Ayurveda há mais de 5000 anos, embora só recentemente tenha se tornado popular nas culturas ocidentais. Tanto a medicina tradicional chinesa como a ciência ayurvédica mapeiam a língua em diferentes setores, que estão ligados a cada órgão. Assim, pode-se eliminar toxinas de todo o organismo através da língua apenas.


O bochecho com óleo vegetal ajuda o corpo a desintoxicar, por "puxar" o muco, bactérias e outras toxinas para fora, através de sua saliva.

Assim como a pele excreta resíduos e toxinas do corpo, a língua também elimina toxinas e micróbios.

Além disso, o alívio de vários outros problemas de saúde foram relatados por aqueles que praticam o bochecho com óleo diariamente, incluindo o alívio de alergias, dores de cabeça, problemas respiratórios, problemas de pele, digestão, doenças cardíacas, pressão alta e diabetes, entre outros.


Para realizar a terapia do kavala gandusha é bem simples e pode ser feito em casa rapidamente, confira a seguir as instruções:


1. Pela manhã, antes de ingerir qualquer sólido ou líquido, coloque uma colher de sopa de óleo vegetal na boca

2. Imediatamente bocheche o óleo em sua boca e em volta dos dentes, mantendo sempre o óleo em movimento. Isso deve ser feito sem pressa, tensão ou espasmo muscular, por 15 a 20 minutos (pode haver dificuldade nas primeiras aplicações de permanecer tanto tempo, surgindo o desejo de cuspir o óleo, então preste atenção e comece devagar)

3. Não engula o óleo, não incline a cabeça para gargarejar

4. Se os seus músculos maxilares estiverem doloridos enquanto você está bochechando, você está colocando muita força no processo, então vá com calma, use a língua para mover o líquido e, com o tempo, o procedimento irá se tornar natural

5. Ao terminar, cuspa o líquido e enxague a boca com água ou água morna com sal

* O líquido que sai deve estar branco como leite. Se ainda estiver amarelo bochechou por pouco tempo.


No início do tratamento pode surgir alguns sintomas comuns de desintoxicação como irritação no nariz ou garganta, sensação de resfriado, etc. Por isso é recomendado realizar o tratamento por vários dias, para que seu organismo se acostume.


Os óleos mais utilizados na medicina Ayurveda para esse tratamento são os óleos de gergelim e de semente de girassol, mas podem ser utilizados outros como o óleo de coco, de amêndoa, azeite de oliva, etc. É necessário usar um óleo de alta qualidade.

46 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page