A Ayurveda define a verdadeira beleza como "Roopam, gunam, vayastyag, iti shubhanga karanam".
Roopam é a beleza externa (refletida por um cabelo saudável e limpo, compleição radiante). Gunam é a beleza interna (refletida por uma personalidade aquecedora e um coração inocente). Vayastyag é beleza duradoura (se sentir jovem e saudável). Essa definição holística da beleza está ao alcance de qualquer um, e também está ligadda à saúde mental e física.
O importante é aceitar você mesmo e perceber que todos os seus defeitos são parte de você e parte de quem você é. Beleza é a radiância de espírito, bondade com si mesmo e com os outros, força e confiança.
O que pode afetar a sua beleza então? Como cuidar de si mesmo?
- Estresse: o estresse está envolvido com desequilíbrios hormonais, afeta sua pele, pode deixar ela seca, desequilibrada. A forma mais fácil de tentar minimizar isso é se exercitar diariamente, seja uma caminhada, um momento de yoga ou meditação.
- Sono: a falta de sono faz com que sua pele tenha que lidar com a falta de descanso, perdendo radiância, causando pele flácida e olheiras. Mantenha suas horas de sono reguladas.
- Nutrição: a Ayurveda diz que comida é remédio quando consumida adequadamente, porque o que você come determina sua saúde. Garanta que está se alimentando de alimentos ricos em vitaminas e minerais, para manter o intestino funcionando e a pele brilhando. Para fazer um detox na pele, adicione à sua alimentação frutas coloridas e vegetais.
- Filtro solar: mesmo que você não fique muito no sol, sua pele está exposta a raios UVA e UVB, que causam dano à pele, enfraquecem o colágeno das células e podem causar até danos maiores. Use filtro solar com FPS 21 ou acima, todos os dias.
- Meio ambiente: já lidamos com muitos poluentes no ar da cidade, que afetam nossos corpos e pele, e podem causar acne obstruindo nossos poros. Não utilize em seu corpo ainda mais "poluentes", ou seja, produtos muito químicos, industrializados etc, dê preferência aos naturais e orgânicos.
Um dos maiores erros que as pessoas cometem tentando cuidar da própria pele é tentando seguir sugestões alheias, do que funciona para eles. A Ayurveda enfatiza fortemente como cada indivíduo é diferente, então o mais interessante é marcar uma consulta com terapeuta ayurvédica, que vai lidar com você e sua individualidade especificamente, indicando o melhor tratamento.
Pele de pessoas tipo Vata: pele fina, seca, com poros finos, você pode ter secura em alguns climas e sua pele mostra facilmente sinais de idade e estresse
- Sua pele precisa de hidratação em maior quantidade, pois tem dificuldade de reter água. Beba bastante água e use hidratantes naturais e nutritivos.
Pele de pessoas tipo Pitta: pele mais grossa, pode aparecer espinhas mais facilmente, e também mais chance de ter erupções
- Sua pele é sensível, proteja-a de condições pesadas como exposição excessiva ao sol. Use limpadores naturais e cremes para pele sensível, e lembre-se do filtro solar antes de sair.
Pele de pessoas tipo Kapha: pele mais grossa e oleosa, não precisa se preocupar com sinais de idade, mas sofrem muito com oleosidade, poros largos que atraem sujeira e causam sujeira
- Foque em limpar bem a pele, para não acumular sujeira, e esfolie o rosto 1 ou 2x por semana.
Quando sua pele está inflamada ou irritada, limpe o rosto com um algodão molhado em leite, passando também no pescoço, isso 1x ao dia. Se você é vegano, pode utilizar leite de coco, pois tem propriedades similares.
Use uma bucha natural para passar no corpo durante o banho, para manter a pele tonificada e firme. Se você é predominante Vata ou Pitta use uma bucha mais mole, que não seja muito abrasiva e esfoliadora. Se for Kapha, opte pela natural mais abrasiva.
Para lábios secos, misture açúcar orgânico e vaselina e esfolie os lábios, e depois aplique um bálsamo natural, pelo menos 1x por dia, para dar uma dose de hidratação.
Se alimente bastante de vitamina C e vitamina E, que ajudam na produção de colágeno e fortalecem os capilares. De sugestão posso falar brócolis, mamão, amêndoas, abacate, morango, laranja.
Nunca se esqueça da hiratação, beba bastante água diariamente, torne isso um hábito comum.
Ao usar shampoo, você deve limpar o seu couro cabeludo preferencialmente, as raízes do cabelo. Lavar com shampoo o comprimento inteiro do seu cabelo, até as pontas, vai deixar o cabelo seco e vazio, pois é o couro cabeludo que produz o óleo do cabelo regularmente e desce para o resto do comprimento.
Máscaras restauradoras: suco de maçã e mel no rosto para pele seca e sem vida, buttermilk por 15 minutos no rosto para pele irritada, batata cortadinha na olheira para diminuir.
Comments