top of page

Como criar a verdadeira beleza?

A Ayurveda define a verdadeira beleza como "Roopam, gunam, vayastyag, iti shubhanga karanam".



Roopam é a beleza externa (refletida por um cabelo saudável e limpo, compleição radiante). Gunam é a beleza interna (refletida por uma personalidade aquecedora e um coração inocente). Vayastyag é beleza duradoura (se sentir jovem e saudável). Essa definição holística da beleza está ao alcance de qualquer um, e também está ligadda à saúde mental e física.


O importante é aceitar você mesmo e perceber que todos os seus defeitos são parte de você e parte de quem você é. Beleza é a radiância de espírito, bondade com si mesmo e com os outros, força e confiança.


O que pode afetar a sua beleza então? Como cuidar de si mesmo?


- Estresse: o estresse está envolvido com desequilíbrios hormonais, afeta sua pele, pode deixar ela seca, desequilibrada. A forma mais fácil de tentar minimizar isso é se exercitar diariamente, seja uma caminhada, um momento de yoga ou meditação.


- Sono: a falta de sono faz com que sua pele tenha que lidar com a falta de descanso, perdendo radiância, causando pele flácida e olheiras. Mantenha suas horas de sono reguladas.


- Nutrição: a Ayurveda diz que comida é remédio quando consumida adequadamente, porque o que você come determina sua saúde. Garanta que está se alimentando de alimentos ricos em vitaminas e minerais, para manter o intestino funcionando e a pele brilhando. Para fazer um detox na pele, adicione à sua alimentação frutas coloridas e vegetais.


- Filtro solar: mesmo que você não fique muito no sol, sua pele está exposta a raios UVA e UVB, que causam dano à pele, enfraquecem o colágeno das células e podem causar até danos maiores. Use filtro solar com FPS 21 ou acima, todos os dias.


- Meio ambiente: já lidamos com muitos poluentes no ar da cidade, que afetam nossos corpos e pele, e podem causar acne obstruindo nossos poros. Não utilize em seu corpo ainda mais "poluentes", ou seja, produtos muito químicos, industrializados etc, dê preferência aos naturais e orgânicos.


Um dos maiores erros que as pessoas cometem tentando cuidar da própria pele é tentando seguir sugestões alheias, do que funciona para eles. A Ayurveda enfatiza fortemente como cada indivíduo é diferente, então o mais interessante é marcar uma consulta com terapeuta ayurvédica, que vai lidar com você e sua individualidade especificamente, indicando o melhor tratamento.


  • Pele de pessoas tipo Vata: pele fina, seca, com poros finos, você pode ter secura em alguns climas e sua pele mostra facilmente sinais de idade e estresse

- Sua pele precisa de hidratação em maior quantidade, pois tem dificuldade de reter água. Beba bastante água e use hidratantes naturais e nutritivos.


  • Pele de pessoas tipo Pitta: pele mais grossa, pode aparecer espinhas mais facilmente, e também mais chance de ter erupções

- Sua pele é sensível, proteja-a de condições pesadas como exposição excessiva ao sol. Use limpadores naturais e cremes para pele sensível, e lembre-se do filtro solar antes de sair.


  • Pele de pessoas tipo Kapha: pele mais grossa e oleosa, não precisa se preocupar com sinais de idade, mas sofrem muito com oleosidade, poros largos que atraem sujeira e causam sujeira

- Foque em limpar bem a pele, para não acumular sujeira, e esfolie o rosto 1 ou 2x por semana.


  • Quando sua pele está inflamada ou irritada, limpe o rosto com um algodão molhado em leite, passando também no pescoço, isso 1x ao dia. Se você é vegano, pode utilizar leite de coco, pois tem propriedades similares.


  • Use uma bucha natural para passar no corpo durante o banho, para manter a pele tonificada e firme. Se você é predominante Vata ou Pitta use uma bucha mais mole, que não seja muito abrasiva e esfoliadora. Se for Kapha, opte pela natural mais abrasiva.


  • Para lábios secos, misture açúcar orgânico e vaselina e esfolie os lábios, e depois aplique um bálsamo natural, pelo menos 1x por dia, para dar uma dose de hidratação.


  • Se alimente bastante de vitamina C e vitamina E, que ajudam na produção de colágeno e fortalecem os capilares. De sugestão posso falar brócolis, mamão, amêndoas, abacate, morango, laranja.


  • Nunca se esqueça da hiratação, beba bastante água diariamente, torne isso um hábito comum.


  • Ao usar shampoo, você deve limpar o seu couro cabeludo preferencialmente, as raízes do cabelo. Lavar com shampoo o comprimento inteiro do seu cabelo, até as pontas, vai deixar o cabelo seco e vazio, pois é o couro cabeludo que produz o óleo do cabelo regularmente e desce para o resto do comprimento.


  • Máscaras restauradoras: suco de maçã e mel no rosto para pele seca e sem vida, buttermilk por 15 minutos no rosto para pele irritada, batata cortadinha na olheira para diminuir.

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page