top of page

Candidíase: o que é?

Você sabe o que é candidíase? Uma infecção fúngica muito comum na população, que talvez você até já tenha tido e não sabe.



É causada pelo fungo Candida, que está presente já na nossa microbiota, o que não é um problema quando nosso organismo está equilibrado. O verdadeiro problema aparece quando você está com algum tipo de desequilíbrio, permitindo a proliferação excessiva do fungo, e em locais inadequados. Se você está com imunidade baixa, é muito comum a Candida se hiperproliferar e isso pode causar alguns sintomas indesejáveis.


O que costuma mais preocupar as pessoas é a candidíase vaginal, e existe um tratamento para essa condição, que foge do uso de antibióticos e recorre à Medicina Ayurvédica. Porque isso é importante?


Com o tratamento utilizando remédios, pode ocorrer um desequilíbrio da sua microbiota, porque eles podem eliminar completamente o fungo do seu organismo, e não queremos isso, pois ele faz parte do funcionamento do seu corpo. Ao eliminar a Candida por inteiro, pode ocorrer problemas como a candidíase de repetição ou infecção urinária de repetição, por exemplo, pois ao tentar tratar um problema, surgem outros problemas.


SINTOMAS: coceira, corrimento branco espesso, sensibilidade ao toque, ardência localizada e dor ao ter relações sexuais


Como tratar então a candidíase com Ayurveda?


Você precisa fortalecer o seu agni, ou seja, o metabolismo, a digestão e a imunidade, e também digerir todo o alimento mal digerido que se acumulou no seu organismo e se transformou em toxina. A saúde do aparelho reprodutor feminino está totalmente ligada à qualidade do seu alimento, algo que deve ser prioridade.


- Evite açúcar refinado, sal, farináceos industrializados, álcool em excesso, carnes congeladas


Além disso, existem várias formas de tentar se prevenir da candidíase.


- Evite roupas apertadas e de material sintético

- Troque calcinhas de lycra por algodão

- Não lave a vagina com sabão íntimo

- Deixe que a vagina respire, deixe livre sempre que possível

- Procure trocar os absorventes descartáveis por coletores e/ou absorventes de pano

- Faça banho de assento


No final das contas, é sempre importante se consultar com um terapeuta Ayurveda caso você esteja com essa condição, para que o tratamento adequado para a sua necessidade específica seja criado. Dessa forma, podemos tratar os seus desequilíbrios e ver como é a melhor forma de melhorar sua imunidade e devolver o equilíbrio ao seu corpo.


Agende sua consulta! Priorize sua saúde e seu bem-estar hoje!





8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page