top of page

Ashwagandha "Ginseng indiano"


Nos caminhos do Ayurveda, aprendemos muito sobre diferentes hábitos, sobre diferentes rituais e, claro, sobre diferentes alimentos. Isso porque ele vai muito além da alimentação: o que somos, o que comemos, o que sentimos, como vivemos, tudo está relacionado. Mas, infelizmente, diante da correria do nosso cotidiano, muitas vezes o estresse nos toma e rapidamente sentimos seus efeitos no nosso organismo, como falta de vitalidade, problemas de sono e afins. Então diante disso, eu queria falar para vocês sobre uma erva que é muito importante dentro do Ayurveda e que se relaciona justamente com os mais variados aspectos do nosso organismo.


O ginseng indiano! Também conhecido por seu nome de origem, Ashwagandha, o ginseng indiano está presente há milhares de anos na rotina ayurvédica. Suas frutas avermelhadas também lhe conferem o nome de “cereja de inverno”. E uma coisa é certa: essa planta traz inúmeros benefícios ao nosso organismo. o ginseng indiano tem a capacidade de atuar nos mais profundos tecidos e sistemas do nosso corpo. Só que, devido ao seu poder adaptativo, ela auxilia a alcançar um estado de equilíbrio, aumentando nossa resistência tanto ao estresse físico quanto ao psicológico. A ashwaganda ainda consegue atuar diretamente em nosso sistema imunológico, no sistema reprodutivo e também favorece uma tireoide saudável. Inclusive, sua qualidade energética se reflete com um aumento em nossa força e vitalidade, inclusive com atividade física. Ela também nos dá suporte para manter nossa saúde muscular e nossas articulações igualmente saudáveis.


A Withania sonifera é um tônico geral e afrodisíaco, neste caso a dose ”é de 3 gramas ao dia do pó misturado com leite de vaca (mel ou ghee)e tomado pela manhã. Pensando na parte da nutrição segue uma receitinha para mulheres tentantes que querem engravidar, pois nutre o útero e o sistema nervoso.


Ingredientes:

25g de ginseng indiano em pó

400 ml de água 100 ml de leite

½ colher de chá de Ghee.


Preparo: Misture o ginseng indiano em pó e a água e leve ao fogo. Deixe ferver até que reduza de 400ml para 100ml. Então adicione o leite (que deve ter sido previamente fervido) e deixe ferver mais, até que reduza para 100ml novamente. Coe a mistura e guarde em um vidro limpo com tampa. Esse remédio deve ser tomado pela manhã, antes da refeição. Uma dose de 30ml deve ser misturada a ½ colher de chá de ghee. Se você está planejando engravidar, tome todas as manhãs durante 3 meses. Mas não faça em grandes quantidades: o ideal é não levar muito tempo para consumir todo o preparado. E uma vez feito o remédio, ele jamais deve ser fervido novamente.

Essa receita é simples e não causa nenhum efeito colateral. Ela ainda não possui contraindicações. Apenas pessoas que possuam elevados níveis de colesterol devem ficar atentas e diminuir ainda mais a quantidade de ghee utilizada na hora de tomar o preparado.





58 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page