top of page

Skincare Ayurvédico (100% natural)

Você já faz skincare? Se você não sabe o que é isso, talvez seja o momento de começar e dar uma atenção especial para a sua pele!



Uma rotina de "skincare" consiste basicamente em três passos básicos: limpeza (remover impurezas da pele), tonificação (balancear a pele) e umidificação (hidratar a pele). O principal objetivo de fazer isso é deixar seu rosto naturalmente saudável, com uma compleição boa, estabelecer uma boa relação com o seu corpo e tratar ele de forma completa! Por dentro e por fora :)


Para começar o dia tratando bem sua pele, comece com essa rotina de 5 minutos bem simples:


1 - Lave seu rosto bastante com água aquecida, para que as células mortas fiquem mais facilmente expostas para serem removidas.

2 - Faça uma mistura com 2 colheres de sopa de farinha de aveia e 1 colher de sopa de água. Com 3 dedos, pegue essa pasta formada e aplique no seu rosto, isso remove as células mortas sem tirar os óleos naturais da pele.

3 - Tenha em um recipiente do tipo spray água comum ou água de rosas, e aplique no rosto algumas vezes para umidificar a pele.

4 - Com a pele ainda molhada, aplique uma fina camada de óleo de jojoba para selar a umidificação (esse óleo é o mais próximo do próprio óleo produzido pela pele, então tem menor chance de causar irritação).


Além desse básico, existem instruções para cuidar da sua pele de acordo com seu dosha, pois a nossa pele é constituída dos três: Vata, Pitta, Kapha.

Uma pessoa com Vata dominante tem a pele mais seca e dura, que tende a ficar enrugada se não for hidratada regularmente.

Quem é mais Pitta tende a ter a pele oleosa, propício a acne e rosácea.

Já quem tem Kapha dominante tende a ter a pele fria e oleosa, propícia a espinhas, cravos e retenção de água.


É difícil falar aqui qual a recomendação para cada tipo de dosha, pois a sua tendência deve ser analisada individualmente na terapia ayurvédica para que se obtenha um resultado personalizado para você. Porém, vou falar hoje uma máscara caseira que você pode fazer independente da sua tendência.


INGREDIENTES

- 2 colheres de sopa de farinha de aveia fina

- 2 colheres de chá de farinha de amêndoas

- Uma pitada de cúrcuma

- De 2 a 5 gotas de óleo de sua preferência (coco, argan, jojoba)


MODO DE USO

1. Misture os pós primeiro, depois adicione as gotas do óleo escolhido.

2. Aplique uma camada grossa da máscara no rosto e deixe por 15 minutos, depois lave tudo com água morna!


Apesar de termos várias formas de cuidar da nossa pele de forma externa, é muito importante que você tenha uma noção de equilíbrio interno também. Seguindo o dinacharya (rotinas diárias ayurvédicas) e mantendo seus cuidados com a saúde constantes, já ajuda e muito com a aparência da pele, pois ela estará sendo nutrida de dentro para fora.


- Tenha cuidado com sua alimentação, não consuma produtos industrializados em excesso, nem fast-food, frituras, alimentos muito gordurosos, com muito sal, açúcar, e carne vermelha em excesso.

- Se exercite regularmente, libere toxinas através do suor, melhore sua circulação e acalme sua mente!

- Regule seu sono, estimule seu hormônio de crescimento, tudo isso melhora não apenas sua saúde geral, mas também a produção de colágeno e elastina, que melhoram sua pele!

- Pratique yoga, ajuda com a circulação do sistema linfático e circulatório, tonifica os músculos, te ajuda a se conectar com si mesma!


Fonte: Absolute Beauty, por Pratima Raichur (consultante ayurvédica)

27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page