top of page

Por quê se consultar com uma terapeuta Ayurveda?

Muitas pessoas que ainda não conhecem a Medicina Ayurvédica se perguntam o que é e porque deveriam se consultar com um terapeuta Ayurveda, e hoje vou falar um pouco pra vocês sobre isso e tentar te convencer a marcar sua sessão!



Ayurveda é uma medicina indiana milenar, um dos sistemas de saúde mais antigos da história da humanidade, que defende uma rotina de vida saudável e feliz, em harmonia com a natureza, com o objetivo de preservar o perfeito equilíbrio entre seu corpo, mente e espírito e, assim, evitando as doenças.


Nesse sentido, a terapia ayurvédica trabalha com o foco no cuidado diário com si mesmo, impedindo que você entre em desequilíbrio com seu corpo, o que poderia trazer várias condições ruins ao organismo. Para atingir esse estado de bem estar maior, a Ayurveda proporciona diversos caminhos para que isso possa acontecer: cuidado com a alimentação, com o estilo de vida, qualidade de sono, utilização de ervas medicinais, aromaterapia, massagens especiais, entre outros.


A Ayurveda se importa em focar nas causas dos problemas, e não nos sintomas causados por eles.


É claro que é de grande importância se consultar regularmente com médicos através da medicina convencional ocidental, porém o ideal é aliar isso à medicina ayurvédica, que não foca em doenças e sim no equilíbrio do seu ser por completo, para que você consiga entrar em uma situação de bem estar máximo consigo mesmo.


Normalmente, em sua primeira consulta com um terapeuta Ayurveda, é feita uma avaliação completa (anamnese e diagnóstico) para que o seu atendimento seja 100% personalizado e adequado para suas necessidades, se atentando a alguns pontos como:


- Sua constituição ou identificação de doshas

- Identificação do desequilíbrio nos doshas

- Avaliação de presença de ama (toxina)

- Nível de vitalidade do organismo


Baseado nisso e em outras características analisadas no paciente, é definido um programa de tratamento ayurvédico, que se seguido corretamente traz uma melhora natural e equilíbrio ao organismo!


De uma forma geral, a proposta é estabelecer uma rotina e estilo de vida saudável, personalizado, a partir da avaliação que foi feita. O programa tem procedimentos e indicações adequadas às desarmonias específicas do paciente.


- Alimentação: é o melhor remédio, pois o que a pessoa ingere determina sua saúde e vitalidade, além do que se sua digestão não é ideal, a comida não é absorvida adequadamente para a nutrição dos órgãos e tecidos, favorecendo o acúmulo de toxinas (ama) no organismo, levando o corpo a adoecer.


- Meditação: ótimo recurso utilizado para alinhar mente e corpo, trabalha consciência interior traz centramento


- Yoga: recomendação de determinadas posturas e exercícios de respiração mais adequados ao paciente


- Herbologia: as raízes e ervas medicinais são utilizadas como recurso natural na prevenção, busca da saúde plena e tratamento de enfermidades, uma única planta pode ajudar a melhorar diferentes tipos de desarmonias


- Dinacharya: rotinas diárias que consistem em algumas atividades simples e de fácil realização, mas que são necessárias para instaurar o equilíbrio




48 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page