top of page

Como evitar o refluxo?

O refluxo gastroesofágico é uma condição que acabamos vendo em muitas pessoas conhecidas, e que atrapalha bastante o dia a dia, que ocorre quando o conteúdo do estômago passa para o esôfago, sem ocorrer vômito. Isso acontece devido ao relaxamento do esfíncter esofágico, que permite que os alimentos voltem, tendo então sua função comprometida.




O sintoma mais comum é a azia, queimação, sensação de peito queimando depois de fazer refeições.


De acordo com a Medicina Ayurvédica, isso ocorre quando a pessoa está sofrendo com um forte desequilíbrio do dosha Pitta, então para tratar essa condição é preciso equilibrar o fogo, procurar por elementos que acalmem essa inflamação, adaptar seu modo de vida para um mais saudável e condizente com tudo isso. A melhor opção sempre é se consultar com um terapeuta Ayurveda, para que você receba um tratamento 100% personalizado para suas necessidades, você pode marcar uma sessão comigo, basta mandar uma mensagem pelo Instagram, no WhatsApp ou um email também!


Porém, existem alguns hábitos que você pode adquirir para tentar já diminuir o fogo de Pitta e evitar que ocorra o refluxo, sendo eles:


- Evite comer muito de uma vez

- Diminua consumo de álcool e cafeína

- Evite bebidas com gás

- Beba ao longo do dia chá de hortelã, e nos dias de refluxo mais forte tome um suco de batata doce crua 2x ao dia (apenas bata uma batata doce crua com água)

- Não coma antes de deitar

- Evite alimentos que provocam azia (que agravam Pitta), como pimentas, alho, cominho, gengibre, canela, alimentos ácidos e amargos, laticínios e doces como o mel e chocolate

- Tente diminuir coisas que te estressam no dia a dia, porque o stress aumenta a chance de refluxo

- Experimente práticas de yoga e meditação



1.038 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page