top of page

Como a Ayurveda pode cuidar das mães?


Em homenagem ao Dia das Mães que será nesse sábado, dia 9, essa semana meus posts serão focados na mulher, na mãe, e tudo que cerca essa existência.

Estamos todos aqui por causa de nossas Mães, e para quem é uma Mãe, ter crianças é como ter parte de nossos corações andando por aí. Seja a mulher uma mãe ou não, o aspecto do princípio do divino feminino, chamado Shakti, está sempre presente, com a habilidade de nutrir, liderar e ser a força de uma comunidade, e é sobre isso que é ser uma mulher e o que uma maternidade em si representa.


Agora, vendo pelo lado ayurvédico, as mães são muito investidas na própria saúde e no bem-estar dos filhos. Como a Ayurveda pode ajudar as mães com essa questão?


1. Faça sua melhor refeição no almoço


- Se alimentar nos momentos certos do dia otimiza sua digestão e melhora sua energia, algo chave na Ayurveda. Como mães, nos sentimos muitas vezes com o corpo trabalhando contra nós (estresse, exaustão, baixa glicemia, fadiga), fazendo com que o trabalho da maternidade seja muito mais difícil.

Para tentar amenizar tudo isso, faça sua melhor refeição no momento em que sua digestão está no pico, ou seja, no almoço. Fazendo apenas isso pode eliminar a vontade de fazer lanchinhos, acabar com aquele cansaço da tarde, te ajudar a dormir melhor de noite e encorajar seu corpo a alcançar um peso saudável, sem restrições de dieta.


* Fazer sua maior refeição não significa comer em grandes quantidades, e sim de forma equilibrada! Distribua no seu prato proteínas puras, grãos e muitos vegetais, para balançar seu humor e hormônios e te dar mais foco.


2. Utilize óleos


- Os óleos têm grande participação na Ayurveda, dentro do corpo e fora. Usando muitos óleos saudáveis em sua dieta ajuda a lubrificar o corpo por dentro, acabando com a secura, envelhecimento precoce, constipação e desequilíbrio hormonal. Porém, usar externamente é igualmente importante.

Nossa pele é o maior órgão que temos, uma das áreas mais poderosas do corpo para acalmar o sistema nervoso, aumentar níveis de ocitocina e melhorar a imunidade.

Para esse fim, você pode todos os dias durante o banho, logo antes de sair, com a água quente ainda caindo, utilizar um óleo orgânico de gergelim, oliva ou côco, e fazer em você mesma uma massagem de corpo completa. Comece pelos pés, vá subindo, massageie bem nos ossos e nas articulações. Dê uma atenção maior às áreas que você tem mais dor ou inflamações.


3. Movimente e medite


- O verdadeiro bem-estar se encontra não em se forçar a fazer algo que o seu corpo não gosta, mas sim encontrar aquilo que faz você se senti bem. Fazer 1 hora na academia algumas vezes na semana não é necessariamente melhor do que treinos curtos e frequentes em casa, especialmente se ao acabar você também se sente cansada.

Se você não quer se movimentar muito intensamente, tire essa pressão de si mesma: exercite-se de forma leve por 15-20 minutos, faça posições de yoga, medite. O seu corpo ainda vai se manter com níveis de energia maiores, e isso diminui a fadiga.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page