top of page

A menstruação dentro da Medicina Ayurvédica

De acordo com a Ayurveda, para um ciclo saudável, é importante cuidar do equilíbrio entre seus doshas, do seu próprio corpo e mente. Os doshas estão completamente ligados com o ciclo da mulher, e cada um deles rege um dos períodos.


Durante a metade do mês, Kapha predomina, entre o final do fluxo menstrual e ovulação, e nesse período o corpo dá ao ventre a melhor nutrição.

Se a fecundação não ocorre, começa a outra metade do mês que é a fase Pitta, a qual vai da ovulação até que o endométrio seja expelido e o fluxo inicie.

O dosha Vata domina o fluxo em si, que com a força do "Apana Vayu" ajuda o sangramento a sair. É nesse período que o corpo expele através do fluxo menstrual o nosso AMA (toxinas) e outras impurezas acumuladas durante o mês, realizando uma purificação natural.


De qualquer forma, o que acontece com as toxinas durante seu ciclo menstrual depende do quão alinhada você está com seu corpo. Quanto mais saudável, menos desconfortos e menos sintomas desagradáveis você irá sentir.


A sua menstruação está saudável? Veja abaixo as características de um período menstrual adequado, de acordo com a Ayurveda:


- Ocorre uma vez por mês, é vermelho brilhante sem coágulos ou mucos

- Livre de dor e inchaço

- Sem irritabilidade, depressão ou oscilações de humor

- É facilmente lavável sem deixar manchas, não tem odor ruim e é em quantidade moderada


Se a sua menstruação não se parece com o modo como foi caracterizada acima, você possui alguns desequilíbrios entre seus doshas, e para isso é preciso um acompanhamento de uma terapeuta ayurveda, para que identifiquemos exatamente quais hábitos estão te prejudicando, o que precisa melhorar, como tornar esse momento menos doloroso para você e também prevenir possíveis doenças que podem vir a surgir de fortes desequilíbrios, como endometrios, cistos no ovário, vaginites etc.


É difícil passar para uma mulher um tratamento padrão para as dificuldades do período menstrual, sempre é melhor ter uma consulta ayurvédica 100% dedicada a você e suas necessidades, porém vou passar algumas dicas simples!


Se seu fluxo é escasso, fino, e você fica com ansiedade e insônia --> faça oleação do corpo, reduza o nível de atividades, pratique yoga


Se seu fluxo é intenso e dura muito, acompanhado de muito calor, diarreia e irritabilidade --> resfrie o corpo e a mente, não faça ingestão de estimulantes, faça exercícios relaxantes


Se seu sangramento é pálido e mucoso, você sente peso, inchaço, letargia --> restringir tempo de sono, diminuir doces, fazer exercícios estimulantes


Há algumas coisas que as pessoas fazem ao longo do mês que são danosas para o ciclo menstrual e para o equilíbrio pessoal, de forma geral, ou seja, não importa qual seja o dosha que está agravado em você, isso trará alguma consequência negativa mais tarde, então o melhor é eliminar esse tipo de hábito da sua vida logo.


Fique atenta então a:


- Dieta inapropriada em quantidade ou qualidade (agrava os três doshas)

- Consumo excessivo de álcool, carne, cafeína, sal, açúcar, junk food (agrava os três doshas)

- Deixar-se ficar com digestão fraca (agrava Kapha, produz AMA)

- Sentimentos constantes de culpa, medo, raiva, vergonha

- Falta de exercício

- Pouco descanso depois de muito trabalho ou atividade exaustiva

- Exposição a poluição visual, auditiva e olfativa


A menstruação é um período onde podemos olhar para nós mesmas e refletir sobre nossos atos, reverenciar a sabedoria infinita de nosso corpo, e agradecer.


10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page