top of page

A Menopausa e a Ayurveda

Entenda esse processo da vida da mulher e se entenda com seu corpo para passar por essa fase tão única feminina


A menopausa é uma experiência única para cada mulher e significa o término dos períodos mensais menstruais e da ovulação, o que gera mudanças no corpo e na mente, provocadas em parte por conta da diminuição da produção dos hormônios femininos.

Apesar de a menopausa ser vista muitas vezes como uma doença, é um processo natural na vida da mulher e como ela enxerga esse período pode ter muita relação com quão frequentes e severos são seus sintomas. Se essa fase for vista como o fim da juventude e sexualidade, esse será um momento difícil. Por outro lado, se for vista como algo natural da vida, poderá ser um tempo de maior liberdade e liberação de restrições.

Você está experimentando alguns sintomas como secura e finura da pele e do cabelo, osteoporose, insônia, enxaqueca, ansiedade, depressão, mudança de humor, falta de clareza mental e perda de memória?

Esses são sintomas da menopausa que derivam, em sua maioria, de um Vata agravado, que caracteriza essa fase da vida da mulher. Entretanto, existem alguns de natureza Pitta, como os calores intensos acompanhados de irritabilidade e também as desordens Kapha, como ganho de peso e retenção de líquidos.

Quando se está nessa fase, deseja-se uma forma rápida de aliviar todos seus sintomas, mas na realidade, o tratamento ideal teria sido a prevenção, ou seja, a mulher deve se cuidar desde cedo, cuidando do seu corpo corretamente, alimentando-o de forma saudável, pois envelhecer com saúde não significa cuidar dela depois de certa idade, e sim ter cuidado dela durante sua vida. A medicalização rápida não substitui o cuidado que uma rotina diária saudável proporciona ao corpo a curto, médio e longo prazo.


PARA VOCÊ QUE ESTÁ NA MENOPAUSA E PRECISA ALIVIAR OS SINTOMAS


MENOPAUSA TIPO VATA: ansiedade, pânico, mudança de humor, problemas de pele, sensação de frio, insônia, articulações doloridas

TRATAMENTO: consuma mais bebidas e comidas mornas, use temperos como erva-doce e cominho, diminua o consumo de cafeína e estimulantes, realize massagens com óleo de amêndoa e azeite, se exercite, e, se quiser, utilize ervas como ginseng, alcaçuz e mirra (anti-vata)



MENOPAUSA TIPO PITTA: raiva, irritabilidade, muitas ondas de calor, suor noturno, acne, infecções urinárias

TRATAMENTO: consuma mais comidas refrescantes, água, sucos de frutas doces e comida orgânica, não use condimentos como canela e cardamomo, evite comida muito picante, quente, e álcool, realize massagens com óleo de coco ou gergelim, se exercite moderadamente, medite, e, se quiser, utilize ervas como aloe vera, açafrão e sândalo (anti-pitta)



MENOPAUSA TIPO KAPHA: ganho de peso excessivo, lentidão, letargia, preguiça, depressão, falta de motivação, digestão lenta

TRATAMENTO: prefira uma dieta leve, comidas secas e aquecidas, consuma frutas e grãos integrais, legumes, vegetais, use temperos como pimenta preta, cúrcuma e gengibre, evite carne, queijo, açúcar, realize massagens com óleo de mostarda ou linhaça, levante cedo, e, se quiser, utilize ervas como canela, mostarda e mirra (anti-kapha)


------------------------------------------------------------------------------------------


PARA VOCÊ QUE DESEJA PREVENIR UMA MENOPAUSA DIFÍCIL


Agora veja algumas dicas do que você deve e não deve fazer para ter uma rotina saudável desde cedo que amenizará futuramente os sintomas da menopausa!


Contra a osteoporose:

- Consuma alho (produz saúde para os ossos), tofu (efeito estrogênico), gergelim e folhas verdes escuras (alimentos ricos em cálcio).

- Cuidado com o consumo de antiácidos, pois se o ácido estomacal abaixar muito, a absorção de cálcio pelo organismo é impedida.

- Realize atividades físicas como dança, yoga, ou outras que exercitem bem os músculos.


Fique atento aos fatores de risco que podem agravar a osteoporose na menopausa e evite-os o máximo possível:

- Dieta pobre e insuficiente

- Dieta rica em proteína animal, sódio e açúcar branco

- Dieta baixa em potássio

- Uso de bebidas alcoólicas e cigarro

- Sedentarismo

- Uso prologando de remédios como esteroides


No mais, a melhor recomendação é a Rasayana, que deve entrar na rotina diária para diminuir o tempo e a intensidade do declínio da vitalidade. Isso pode ser feito através do consumo de alimentos medicados como o Chyavanaprasha e cuidados com a pele, pois o dosha Vata, predominante na menopausa, está diretamente ligado com o sentido do toque e com a pele.

Em resumo, sabe-se que a menopausa sofrida vem dos impactos de uma vida malcuidada, então cuide de você mesma e isso fará toda a diferença lá na frente. Nunca é tarde para adquirir hábitos saudáveis e mudar velhos padrões.


14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page