top of page

Tudo começa no intestino: aprenda a cuidar dele para curar e prevenir doenças

A saúde do nosso intestino e a vitalidade do nosso organismo caminham de mãos dadas. Por isso, todo tratamento Ayurveda começa com a regulação intestinal. O cólon é onde todos os desequilíbrios dos doshas tendem a nascer, a partir do vata.








É um órgão de limpeza e excreção de resíduos do organismo, possui um sistema regulador complexo que trabalha em conjunto com a flora intestinal. O conjunto de bactérias presente em nosso interior é responsável pela harmonia e saúde integral do organismo.


O declínio da saúde do corpo está profundamente relacionado com a saúde do cólon, então a maior parte das doenças tem origem na irresponsabilidade alimentar. Se você maltrata o seu corpo, se alimentando de coisas que não o nutrem, você está causando a si mesmo uma toxicidade, ingerindo comidas que matam as nossas boas bactérias e dão origem a outras formas vivas, e então o intestino absorve tudo isso e polui nosso corpo e mente, provocando diversas desordens, que vão de gases até depressão do sistema imunológico.


Para que as bactérias boas do seu intestino funcionem, e você não inicie uma cascata de sintomas ruins para o seu corpo, é preciso parar de ingerir alimentos que destroem a flora intestinal, e deixam o corpo aberto a infecções por muitas variedades de vírus e bactérias.


Um dos jeitos de se livrar de sintomas como gases, inchaço e desconforto abdominal, é fazer a dieta Low Fodmap, ou seja, excluindo por um período de tempo da sua alimentação aquilo que é rico em FODMAPs (se não sabe o que significa, dê uma olhada em meu último post, onde explico tudo!) e ingerir mais comidas pobres em FODMAPs.


Lembre-se, é importante realizar essa dieta apenas se você está com sintomas como dor de estômago, inchaço, gases em excesso, diarreia, ou tem Síndrome do Intestino Irritável, pois os alimentos com FODMAPs não são nocivos, apenas ruins para o intestino em certas situações, como as citadas acima.


O cólon é a sede física do dosha VATA -ar e éter, seu desequilíbrio é provocado pela inconstância e instabilidade.


A Ayurveda recomenda rotina e alimentação anti-vata para quem tem um intestino irregular, e também o uso de ervas de limpeza intestinal periodicamente.


Para quem sofre de prisão de ventre, por exemplo, deve ter uma alimentação úmida, com bastante uso de óleos vegetais e ghee, para lubrificação interna. Alimentos cozidos, com fibras hidratadas, para não deixar o intestino ressecado. Ingestão de chá de flores doces e água em temperatura ambiente. A erva mais recomendada para regular o intestino é a triphala, que é na verdade um composto de 3 ervas.


ATENTE-SE PARA OS ALIMENTOS QUE POLUEM O CORPO E FAZEM MAL À NOSSA FLORA INTESTINAL:

- Carne de produção em massa (os animais são bombardeados de vacinas e antibióticos, trazendo um lixo ao sangue)

- Alimentos industrializados ricos em conservantes

- Açúcar e outros tipos de alimentos refinados que destroem o equilíbrio interno de pH


--> Quando você se alimenta dos alimentos acima demais, está trazendo ao seu corpo uma destruição da flora intestinal, as bactérias boas são substituídas por ruins, que produzem colesterol nocivo, toxinas, produtos carcinogênicos, tornam o sistema imune instável e tudo isso pode dar origem a diversas doenças.

83 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page