top of page

O que fazer para ter um baço saudável?


Baço e sua importância para a manutenção da nossa vida:

É muito comum ouvirmos, andando pela cidade, pessoas ressonando um “hum-hummm”. Esse é um ruído decorrente de acúmulo de muco na região da garganta. Mas você já se perguntou o que produz esse muco?


De acordo com a teoria da Medicina Chinesa, isso acontece quando estorvamos a função do baço, ou seja, fazemos com que ele perca sua função. O baço é um órgão de fundamental importância na Medicina Chinesa, porque possui função direta no processo de digestão dos alimentos. Sempre que comemos algo, o baço transforma os alimentos em energia pura e faz o transporte dessa energia até os pulmões, onde ela se mistura à energia do ar inspirado e é soprada para os rins. Os rins a recebem, assimilam e redistribuem por todo o corpo, nos proporcionando a força para as tarefas do dia.


Quando nos alimentamos em excesso, o baço é forçado a trabalhar muito para transformar e transportar a energia e, na maioria das vezes, não suporta digerir tanta coisa ao mesmo tempo. Quando isso acontece, o baço, em vez de abstrair a energia pura dos alimentos, produz umidade. Essa umidade, quando permanece no organismo, se transforma em mucosidade e em outros desconfortos como:

  • sonolência incontrolável após as refeições;

  • peso nas pernas e nos braços;

  • peso na cabeça;

  • sensação de distensão no abdomen;

  • diarreia;

  • boca pegajosa.

O acúmulo de umidade e mucosidade é uma predisposição para o aparecimento, além destes desconfortos, de doenças mais complexas como a obesidade, desordens cardíacas, diabetes, disfunções do sistema respiratório como asma, bronquite, rinite, sinusite, entre outras.

O baço é um órgão que gosta de ambiente seco e morno. Quando perde sua função e produz umidade, torna-se mais deficiente e, consequentemente, gera mais umidade, criando um ciclo sem fim.

Além dos excessos na alimentação, alguns alimentos também favorecem a produção de umidade:

  • Alimentos crus, como saladas, comida japonesa em excesso, pois dificultam a digestão, fazendo com que o baço produza umidade;

  • Alimentos gordurosos, como carnes gordas, comidas gordurosas;

  • O leite é um grande vilão, porque é rico em lactose e em gordura, que dificultam o processo energético do baço;

  • Alimentos frios e bebidas.

As emoções também têm influência no processo da perda da função do baço. Os pensamentos excessivos, a preocupação, estorvam a função do baço e comprometem o processo de transformação dos alimentos , produzindo umidade exaustivamente.

A atividade física é fundamental para evitar o acúmulo de umidade e mucosidade, porque estimula a eliminação da umidade via suor. Já a mucosidade, uma vez instalada, é uma forma patogênica um pouco mais difícil de se eliminar. Portanto, sugiro observar seu estilo de vida, sua forma de se alimentar e de descansar.

No Meridiano Spa, o principal tratamento dessas manifestações é a fitoterapia chinesa, aliada à acupuntura, em uma consulta minuciosa e holística. Afinal, nosso corpo é um conjunto de engrenagens, quando uma falha, outras também podem ser comprometidas.


Dicas:

1. Evite ingerir líquidos durante as refeições e separe frutas e alimentos açucarados da refeição principal. Essas duas ações reduzem a fermentação digestiva, o que ajuda a preservar o baço.

2. Para melhorar o processo de digestão, mastigue bem a comida, com o objetivo de torná-la mais macia. Além disso, sente-se de forma relaxada durante as refeições, evitando que os órgãos fiquem comprimidos enquanto você se alimenta.

3. Não coma em excesso, o que também dificulta a digestão. Além disso, a longo prazo, comer em excesso pode enfraquecer não só baço, como também outros órgãos dos sistemas linfático e digestivo.

4. Adicione mais verduras e vegetais em sua alimentação. Os vegetais de raiz, como a batata-doce, têm nutrientes muito importantes para o baço. Além disso, cenoura, arroz, abóbora, cardamomo, cevada, alho e gengibre também ajudam a manter em dia a saúde do órgão.


13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

CONGEE

bottom of page