O Outono é um momento natural de transição entre o período o Verão e o Inverno, duas estações opostas, então é necessário uma atenção extra com a transição de estações.
Segundo o Ayurveda, somos o microcosmo que reflete o macrocosmo, e devemos adaptar nossa rotina às variações climáticas e sazonais, pois elas exercem grande influência sobre o nosso organismo.
Os períodos entre estações – rutu sandhi – correspondem aos 7 dias no fim de uma estação e os 7 dias do começo da próxima. Nesse intervalo, devemos fazer uma transição do nosso regime alimentar de uma estação para outra, a fim de gerar um equilíbrio.
Em 7 dias, ocorrerá a transição do verão para o outono, então este é o momento perfeito para realizar uma dieta anti-ama. Essa transição substituirá o clima quente e úmido pelo calor suave, com ventos mais fortes, e aos poucos predominará uma temperatura mais baixa e com ventos secos. Isso significa que o dosha Vata será agravado, e, portanto, é o momento de realizar uma desintoxicação suave para se preparar. As pessoas podem sentir ressecamento da pele, unhas e cabelo, dores articulares, ansiedade, redução do apetite, e isso deve ser controlado.
No outono, recomenda-se de modo geral uma dieta quente, medianamente pesada, umedecida e nutritiva com predomínio de:
- Alimentos cozidos, com adição de óleos como azeite de oliva
- Ingestão de líquidos mornos
- Cereais como a aveia
- Laticínios com temperos
- Frutas oleaginosas
As refeições devem ser frequentes, em pequena quantidade. Não se dever misturar muitos alimentos na mesma refeição, faça uma variação entre uma refeição e outra.
Deve-se utilizar temperos picantes, mas suaves, como açafrão, cardamomo, coentro, cominho, erva-doce, funcho, gengibre em pó.
É indicado tomar diariamente uma água fluidificada, exposta ao Sol, a Lua e a estrela Agastya, que se torna um néctar para manter a saúde do corpo.
Além da parte da alimentação, recomenda-se as massagens ayurvédicas combinadas com sauna a vapor, com aplicação dos óleos corporais em temperatura morna, mantendo a nutrição da pele, cabelos e unhas.
Pelo acúmulo de calor do verão, a pele pode estar com mais irritações, oleosidade, acne, e é possível realizar uma limpeza externa junto às rotinas de anti-ama, para recuperar a pele. No Ayurveda, é muito eficaz aplicar ghee para acalmar a pele agredida, promovendo nutrição nos 7 tecidos, já que a pele é uma grande boca.
O outono virá com um maior tempo de escuridão, e isso gera nas pessoas o desejo de ficar mais recluso, comer mais, passar mais tempo deitado, então os doshas Vata e Kapha devem ter cuidado, pois esta estação pode agravar suas características.
Para o corpo, pode ser realizada uma esfoliação com pó (udwartana), que pode ser aquecedor e agradar os Vatas, auxiliar os Kaphas na desintoxicação dos excessos consumidos na alimentação e conceder aos Pittas limpeza e pele sedosa. Para os três doshas convém a oleação matinal como prática anti-ama, e posteriormente como ação nutritiva.
Assim como todo anti-ama, as orientações passadas têm o objetivo de limpar o organismo dos excessos, liberar toxinas, fazer desbloqueio, e promover resistência ao corpo, trazendo benefícios como:
- Melhora do agni
- Liberação dos excessos da estação anterior
- Melhoria do estado emocional
- Melhor circulação sanguínea
- Mais disposição
- Equilíbrio de oleosidade na pele e nutrição
- Clareza mental, emocional e espiritual
O melhor tratamento para limpar e desintoxicar de uma estação para outra é a prática de panchakarma, que exige um tempo de reclusão e internação em local apropriado, mas o detox ayurvédico e a dieta anti-ama trazem a possibilidade de conhecer os benefícios de forma gradual, até estarem convencidos ou preparados para realizar o panchakarma.
Opmerkingen