top of page

Como começar a meditar?

Todos sabem que as respostas para a maioria de nossas perguntas está dentro de nós, mas as pessoas insistem em buscar as respostas fora, demorando cada vez mais para se encontrarem. A meditação é um dos caminhos para esse encontro com nós mesmos.


Na Ayurveda, afirma-se que o ser humano é uma árvore invertida: se o objetivo é melhorar as flores e frutos, deve-se atuar na raiz da planta, que na pessoa é o sistema nervoso, e para acessá-lo deve-se abordar a mente. O Charaka Samhita afirma “O corpo e a mente constituem o substrato das doenças e da saúde e é a sua utilização equilibrada que torna-se a causa da felicidade.” Existem muitos benefícios físicos ementais de uma prática regular de meditação, como maior estabilidade emocional, aumento da espontaneidade, diminuição dos quadros de depressão e ansiedade, melhora da memória e da qualidade do sono, entre outros.


Sempre que falamos com alguém sobre meditação, é muito comum ouvirmos as pessoas falarem “eu não consigo meditar”. Afinal, quem consegue, em meio à correria de todos os dias, parar a vida e ficar sentado sem pensar em nada em completa paz? Ninguém. Até porque meditar não é exatamente isso.


O que é meditar então?

É apreciar o momento presente, treinar nossa mente para estar no aqui e agora, não importando quaisquer problemas que você tem, tarefas que deixou de fazer ou que tem que fazer ainda. A meditação é uma prática que requer apenas treino, não é uma questão de não conseguir, pois todos têm a capacidade de treinar.


Como começar?

Uma opção bem prática e que te deixa sem desculpas para não começar a meditar é o uso de aplicativos no celular, porque não importa onde você está, é bem fácil de acessar pelo celular e começar seu momento de paz. Alguns que recomendo são: Zen App, Calm e Aura. Ande com o seu fone de ouvido para ter uma imersão maior!


Outra alternativa é utilizar podcasts e vídeos, é só pesquisar "meditação guiada” no youtube ou mesmo no spotify, que é ótimo porque tem diversas playlists disponíveis para cada tipo de meditação que você deseja.


Existe também a forma mais tradicional, que é iniciar em um centro especializado, como Brahma Kumaris, centros budistas, academias de yoga, nos quais você vai ter aulas ao vivo.


Quanto tempo devo ficar meditando?

Não existe um tempo mínimo que você tem que permanecer na meditação. Ou seja, a não ser que você esteja em uma aula que tem o tempo contado, quem decide o tempo é você mesmo! Comece com 5 minutos, se você nunca fez isso e quer estabelecer o costume de meditar, porque não é tão pouco que não fará efeito e nem tanto tempo que você possa não fazer por "falta de tempo". Com o passar, dos dias, se você realizar o processo com regularidade, vai se tornar algo comum, parte da sua rotina, e você conseguirá fazer por mais tempo.


Por último, cuidado com a auto cobrança! A meditação é um tipo de terapia para te trazer clareza mental, paz, diminuir o estresse, entre outros, se a necessidade de meditar estiver se tornando uma cobrança para você e uma dificuldade muito grande, perde todo o sentido, então, se esforce para criar o hábito mas se não der certo tudo bem, não se force a fazer algo, cuide do seu bem-estar!



Experimente a verdadeira paz interior e instrospecção em si mesmo, melhore sua qualidade de vida, medite!

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

CONGEE

bottom of page