top of page

Chá Ayurvédico Digestivo (CCF)

O chá digestivo que eu vim trazer pra vocês hoje é na verdade um blend de ervas chamado de CCF, pois contém cominho, coentro e feno grego, criado para acalmar estresse digestivo e promover uma desintoxicação tranquila.




A beleza desse chá é que ele é adequado para todos os tipos de constituições, ou seja, funciona para quem é predominantemente Vata, Kapha e Pitta também. Isso acontece porque os sabores desse blend são: doce, salgado, picante e amargo ao mesmo tempo, o que traz características umidificantes, secas, quentes e refrescantes.


Na Medicina Ayurvédica, esse trio de cominho, coentro e feno grego é usado para fortalecer seu fogo digestivo (agni) ao mesmo tempo que não exagera, evitando um "superaquecimento". Quando seu agni está saudável, o corpo é capaz de absorver e utilizar os nutrientes advindos dos alimentos melhor, e realmente quebrar o ama ou toxinas acumuladas.


Em qual caso se deve tomar esse chá?


O CCF é bom especialmente para:

- Aliviar inchaço

- Reduzir flatulências

- Acalmar espamos intestinais

- Melhorar dores abdominais

- Estimular o apetite

- Reduzir náusea e vômitos


Além disso, mesmo se você não precisa de melhorar nada disso, esse blend de chás também é bom para melhorar cólicas menstruais, ajuda no trato respiratório, equilibra a glicemia, estimula o fluxo linfático, traz clareza mental, entre outros benefícios.


Como fazer esse chá?


Basta combinar partes iguais de cominho em grãos, coentro em grãos e sementes de feno grego, de preferência orgânicos, e colocar em um pote de vidro para armazenar. Quando você sentir necessidade de tomar sirva 1 colher de sopa dessa mistura com água fervente por 5 minutos.


OBS: Quanto mais tempo você deixa fervendo, mais forte será o chá.

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page